Topo

Rafael Reis

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Enquanto Messi e CR7 se despedem, nova geração decide

Messi dá adeus à Liga dos Campeões nas oitavas de final - GONZALO FUENTES/REUTERS
Messi dá adeus à Liga dos Campeões nas oitavas de final Imagem: GONZALO FUENTES/REUTERS

10/03/2021 18h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pela primeira vez desde a temporada 2004/05, a Liga dos Campeões da Europa não terá nas quartas de final nenhum dos dois jogadores que se tornaram os nomes mais importantes da competição neste século.

Depois de Cristiano Ronaldo e sua Juventus não serem páreos para a disciplina tática do Porto, hoje foi a vez de Lionel Messi e do Barcelona se despedirem precocemente da briga pelo título europeu.

A eliminação do craque argentino ante o Paris Saint-Germain já era vista como favas contadas desde que os franceses meteram 4 a 1 sobre os catalães, no jogo de ida, em pleno Camp Nou, mas não deixa de ser simbólica.

Isso porque, enquanto Messi e CR7, os protagonistas de ontem da Champions já foram embora, os principais candidatos a serem os "donos do torneio" nos próximos anos não só continuam vivos na briga pela taça, como aproveitaram as oitavas para brilhar.

O norueguês Erling Haaland, 20 anos, fez quatro dos cinco gols do Borussia Dortmund sobre o Sevilla, disparou na artilharia desta temporada e já soma incríveis 20 bolas nas redes em apenas dois anos disputando a mais forte competição interclubes do planeta.

Kylian Mbappé não ficou muito atrás. Na ausência de Neymar, machucado, coube ao atacante francês de 22 anos a tarefa de liderar o PSG contra o Barça. E o jovem camisa 7 desempenhou seu papel com maestria.

As oitavas da Champions não significam, é claro, que os já trintões CR7 e Messi deixaram de habitar o "Olimpo" da bola e viraram meros mortais como jogadores de futebol. Apesar da decadência física e técnica natural do passar dos anos, eles ainda continuarão fazendo seus golzinhos e resolvendo jogos por mais algum tempo.

Mas essas atuações brilhantes e decisivas serão cada vez menos frequentes. Prêmios como o de melhor jogador do mundo, conquistados aos montes pela dupla, transformaram-se em objetivos poucos prováveis... ainda que não impossíveis, é sempre preciso ressaltar.

A hora é mesmo da potência física aliada à capacidade técnica acima da média de Haaland, Mbappé e cia. Chegou o momento de uma nova geração de astros tomar para si a Liga dos Campeões.

Além de PSG, Porto e Borussia Dortmund, o Liverpool também já está com o passaporte carimbado para jogar as quartas da Champions, que serão disputadas a partir do dia 6 de abril.

Os outros quatro times que continuarão na briga pelo título europeu desta temporada serão conhecidos na próxima semana. Na terça-feira, o Real Madrid recebe a Atalanta, enquanto o Borussia Mönchengladbach visita o Manchester City. Já na quarta, é a vez dos confrontos Bayern de Munique x Lazio e Chelsea x Atlético de Madri.

A decisão da competição continental mais badalada do planeta está agendada para dia 29 de maio e será disputada no Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia). O estádio originalmente seria palco da final do ano passado, que precisou ser alterada por causa da pandemia da covid-19.