Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem são os 10 jogadores com mais partidas na história da Champions?

Iker Casillas e Cristiano Ronaldo são os 2 jogadores que mais atuaram na Champions - AFP
Iker Casillas e Cristiano Ronaldo são os 2 jogadores que mais atuaram na Champions Imagem: AFP

04/03/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cristiano Ronaldo já é o maior artilheiro da Liga dos Campeões da Europa. E está prestes também a se tornar o jogador que mais foi a campo na história do torneio interclubes número um do planeta.

O camisa 7 português disputou 175 partidas da Champions, por três times diferentes (Manchester United, Real Madrid e Juventus), e está a dois jogos de igualar a marca do ex-goleiro espanhol Iker Casillas.

Na prática, isso significa que CR7 pode se tornar o recordista isolado de jogos do torneio continental ainda nesta temporada, isso se a Juventus conseguir a virada sobre o Porto e se classificar para as quartas de final —perdeu o jogo de ida por 2 a 1, em Portugal.

O pódio de quem mais atuou na competição tem ainda o já aposentado meio-campista espanhol Xavi Hernández, que foi escalado 151 vezes ao longo de 17 temporadas defendendo o Barcelona.

Aliás, o top 10 dos jogadores que mais disputaram a Champions em todos os tempos é um show de jogadores que vestiram a camisa dos dois maiores clubes da Espanha. Nada menos que nove dos recordistas jogaram por Barça ou Real em algum momento da carreira.

A única exceção é o galês Ryan Giggs, sexto colocado na lista, que atuou em 145 partidas do torneio e só vestiu uma camisa durante toda a sua trajetória como profissional, a do Manchester United.

Apenas quatro integrantes dessa parte de cima do ranking ainda continuam em atividade... e todos eles já passaram dos 30 anos: Cristiano Ronaldo ocupa a segunda posição, Lionel Messi é o quarto, enquanto Sergio Ramos e Karim Benzema aparecem em oitavo e nono, respectivamente.

De acordo com os números oficiais divulgados pela Uefa, entidade organizadora da Champions, 40 jogadores já conseguiram romper a barreira das 100 partidas disputadas no torneio.

Só dois deles são brasileiros: Roberto Carlos, que atuou 120 vezes por Real Madrid e Fenerbahce, e Daniel Alves, que foi a campo em 111 partidas vestindo os uniformes de Sevilla, Barcelona, Juventus e Paris Saint-Germain).

As oitavas da Champions retornam na próxima semana, com a disputa de quatro jogos. Na terça-feira (9), a Juventus recebe o Porto, enquanto o Sevilla visita o Borussia Dortmund. Já as partidas PSG x Barcelona e Liverpool x RB Leipzig serão realizadas na quarta.

Os outros oito times que brigam por vaga nas quartas (Real Madrid, Atalanta, Manchester City, Borussia Mönchengladbach, Bayern de Munique, Lazio, Chelsea e Atlético de Madri) voltam a campo pela competição continental na semana seguinte, entre os dias 16 e 17 de março.

A decisão da temporada 2020/21 do torneio europeu está agendada para dia 29 de maio e será disputada no Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia). O estádio originalmente seria palco da final do ano passado, que precisou ser alterada por causa da pandemia da covid-19.

Recordistas de jogos na Liga dos Campeões

1 - Iker Casillas (ESP, Real Madrid e Porto) - 177
2 - Cristiano Ronaldo (POR, Manchester United, Real Madrid e Juventus) - 175
3 - Xavi Hernández (ESP, Barcelona) - 151
4 - Lionel Messi (ARG, Barcelona) - 148
5 - Raúl (ESP, Real Madrid e Schalke 04) - 142
6 - Ryan Giggs (GAL, Manchester United) - 145
7 - Andrés Iniesta (ESP, Barcelona) - 130
8 - Sergio Ramos (ESP, Real Madrid) - 127
9 - Clarence Seedorf (HOL, Ajax, Real Madrid e Milan) - 125
Karim Benzema (FRA, Real Madrid) - 125