Topo

Rafael Reis

Estreante russo na Champions é bancado por Putin: verdade ou lenda?

Vladimir Putin visita as instalações das categorias de base do Krasnodar - Divulgação
Vladimir Putin visita as instalações das categorias de base do Krasnodar Imagem: Divulgação

05/11/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Krasnodar tem só 12 anos de existência. Mesmo assim, já se firmou como um dos times mais poderosos da Rússia, chegou duas vezes às oitavas de final da Liga Europa e estreia nesta temporada na Liga dos Campeões da Europa.

Mas como explicar uma ascensão tão fulminante quanto essa? Simples, basta ter um proprietário cheio da grana, poderoso, influente e disposto a transformar rapidamente sua equipe em uma potência.

E se esse dono for Vladimir Putin, presidente da Rússia e um dos homens mais poderosos do planeta? Pois bem, essa é a história que circula com força nas redes sociais para explicar o sucesso do Krasnodar.

Mas será que o governante do maior país da Europa é realmente quem dá as cartas no clube estreante na Champions? Ou essa é apenas mais uma das várias lendas urbanas que tanto fazem sucesso no dia a dia do futebol, como o autismo de Lionel Messi e a transexualidade de Marco Verratti?

Não, o dono do Krasnodar não é Putin, mas sim o ex-jogador de futebol e xadrez Sergey Galitsky, dono da maior rede de supermercados e lojas de conveniência da Rússia, que possui uma fortuna estimada em US$ 3,5 bilhões (R$ 23,4 bilhões).

Mas isso não significa que o clube não tenha nenhuma conexão com o governo russo. Pelo contrário, o magnata é aliado político do presidente e até já recebeu dele uma condecoração por ser um "investidor do esporte".

De certa forma, o Krasnodar nasceu dentro do Kremlin. Isso porque Galitsky só resolveu investir em futebol devido a um projeto de Putin que visava incentivar o surgimento de times 100% privados para substituir os tradicionais clubes sustentados por órgãos estatais, como política e Exército, uma herança dos tempos da União Soviética.

Por isso, quando foi fundado, o time não precisou disputar as ligas amadoras que compõem o escalão mais baixo da modalidade no país e estreou direto na terceira divisão. Os acessos que o levaram à elite também não foram conquistados 100% dentro de campo.

O clube subiu para a segunda divisão e, posteriormente, para a Premier League porque times que terminaram à sua frente na classificação dos campeonatos abdicaram da promoção devido a problemas financeiros.

Na elite russa desde a temporada 2011/12, a equipe ainda não conseguiu ser campeã nacional e foi três vezes terceira colocada (2015, 2019 e 2020). A única taça de sua história foi um torneio amistoso disputado por quatro equipes do país na Áustria, entre junho e julho do ano passado.

Apesar do dono bilionário e do alto investimento, o Krasnodar dificilmente conseguirá avançar à fase final da Champions. O time só somou um ponto nas três primeiras partidas do Grupo E (empatou com o Rennes, perdeu para Chelsea e Sevilla).

Sua situação no Campeonato Russo também não é nada boa. Com 13 rodadas já disputadas, ocupa a décima colocação e tem apenas 18 pontos, dez a menos que o líder CSKA Moscou. Com isso, está mais próximo da zona de rebaixamento do que do topo da classificação.