Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do Inter que estão "escondidos" no exterior?

Oscar fez sucesso pelo Internacional e hoje atua na China - Lucas Uebel/VIPCOMM
Oscar fez sucesso pelo Internacional e hoje atua na China Imagem: Lucas Uebel/VIPCOMM

04/11/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que aconteceu com aquele jogador que vestiu a camisa do seu time de coração, talvez até tenha conquistado algum título por lá, aceitou uma proposta para jogar no exterior e simplesmente desapareceu do radar da imprensa brasileira?

É bem provável que ele esteja "escondido" em algum cantinho do mundo que não sejam os principais campeonatos nacionais da Europa (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão ou Francês) e nem tenha o prazer de disputar a Liga dos Campeões.

Desde agosto e durante 13 semanas, o "Blog do Rafael Reis" está mergulhando na caça desses atletas para apresentar a vocês, leitores, os paradeiros de alguns deles.

Neste décimo episódio, mostramos hoje o que andam fazendo da vida sete jogadores que passaram recentemente pelo Internacional e hoje estão "perdidos no mundo"... Ou melhor, estavam, já que encontramos todos eles.

OSCAR
Meia
29 anos
Shanghai SIPG (CHN)

Maior venda da história do Inter, rendeu 32 milhões de euros (R$ 215,2 milhões, na cotação atual) aos cofres colorados quando foi negociado com o Chelsea. Oscar teve uma história bonita no futebol inglês: ganhou duas edições da Premier League, firmou-se como jogador da seleção brasileira e disputou a Copa do Mundo-2014. Por isso, sua transferência para a China, em 2017, quando tinha só 25 anos e uma possível longa carreira na Europa pela frente, foi tão surpreendente. No Shanghai SIPG, o meia ganhou um campeonato nacional, uma Supercopa e foi eleito para a seleção de melhores jogadores da Liga dos Campeões da Ásia no ano passado.

NICO LÓPEZ
Atacante
27 anos
Tigres (MEX)

Nico López - Ricardo Duarte/Internacional - Ricardo Duarte/Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Um dos jogadores mais caros já contratados pelo Internacional, o uruguaio atuou no Beira-Rio durante três anos e meio. Mesmo tendo feito parte do time que foi rebaixado para a Série B do Brasileiro em 2016, López caiu nas graças do torcida e traz boas lembranças para os colorados. No começo do ano, foi negociado com o Tigres. No México, demorou alguns meses para engrenar, mas hoje já é um dos principais jogadores do campeonato. Na atual temporada da Liga MX, disputou só oito partidas, mas já marcou seis gols. Graças ao seu bom momento, o Tigres chegou a emendar cinco vitórias consecutivas e ficou quase dois meses sem perder.

LISANDRO LÓPEZ
Atacante
37 anos
Racing (ARG)

Lisandro López (Inter) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O atacante, que já foi eleito o craque dos campeonatos Português (2008) e Francês (2010), aventurou-se no futebol brasileiro em 2015. O argentino foi campeão gaúcho e quase classificou o Inter para a Libertadores. No ano seguinte, decidiu retornar para sua terra natal e assinou com o Racing, time onde iniciou a carreira como profissional. Pela equipe de Avellaneda, foi campeão nacional e eleito o melhor jogador do futebol argentino em 2018/19. Agora aos 37 anos, usa a braçadeira de capitão, é ídolo da torcida, mas tem cada vez menos importância no time comandado por Sebastián Beccacece.

GEFERSON
Lateral esquerdo/Volante
26 anos
CSKA Sofia (BUL)

Geferson (Inter) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Uma das convocações mais surpreendentes (e contestadas) da seleção brasileira na última década, fez parte da equipe dirigida por Dunga na Copa América-2015. Após a competição, o lateral esquerdo perdeu rendimento e foi parar no banco do Inter. Geferson acabou emprestado ao Vitória e, no começo de 2018, foi vendido para a Bulgária. No CSKA Sofia, passou a atuar também como volante e se alterna bastante entre o time titular e o banco de reservas. Mesmo com essa rotação, tem moral com a diretoria e até já ganhou uma renovação de contrato.

MÁRCIO MOSSORÓ
Meia-atacante
37 anos
Göztepe (TUR)

Márcio Mossoró (Inter) - Vipcomm - Vipcomm
Imagem: Vipcomm

Mossoró é um dos poucos campeões da Libertadores-2006 que continua em atividade quase 15 anos depois da conquista. Alguns meses depois do título mais importante de sua carreira, o meia-atacante foi liberado pelo Inter para atuar em Portugal, onde construiu uma bonita história com as camisas de Marítimo e Braga. Em 2014, chegou à Turquia e ajudou o Istambul Basaksehir, hoje campeão nacional, a se transformar em um dos clubes mais poderosos do país. Atualmente, Mossoró está em sua segunda temporada pelo Göztepe, equipe da parte de baixo da tabela do futebol turco. Mesmo com 37 anos, ainda veste a camisa 10 e é utilizado com frequência.

CLÁUDIO WINCK
Lateral direito
26 anos
Marítimo (POR)

Cláudio Winck (Inter) - Ricardo Duarte/Inter - Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Sobrinho de Luís Carlos Winck, ídolo do clube nas décadas de 1980 e 1990, o lateral foi formado na base colorada e passou por todas as seleções brasileiras de base. No entanto, nunca conseguiu realmente se destacar na equipe profissional do Inter. Depois de empréstimos para Hellas Verona, Chapecoense e Sport, Cláudio foi liberado no ano passado para jogar no Vasco. Dois meses atrás, mudou novamente de time e se mandou para Portugal. O brasileiro tem sido titular da lateral direita do Marítimo e foi um dos destaques da equipe na vitória sobre o Porto, um dos grandes do país.

FELIPE GUTIÉRREZ
Meia
30 anos
Sporting Kansas City (EUA)

Felipe Gutiérrez (Inter) - Ricardo Duarte/Inter - Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Integrante da seleção chilena que disputou a Copa do Mundo-2014, teve uma carreira bem interessante na Europa, com passagens por Betis (Espanha) e Twente (Holanda). Foi contratado pelo Inter em 2017 para a disputa da Série B do Brasileiro, mas não agradou tanto assim e foi embora no fim do ano. Em 2018, assumiu a camisa 10 do Sporting Kansas City, franquia que disputa a MLS (Major League Soccer) norte-americana. Atualmente se recuperando de uma cirurgia no joelho e com previsão de retorno ao futebol só na próxima temporada, o chileno está em fim de contrato nos EUA e já pode assinar com uma nova equipe para o ano que vem.