Topo

Rafael Reis

Brasil abre eliminatórias contra seleção de jogadores parados há 7 meses

Jogadores da seleção boliviana estão treinando desde agosto para início das eliminatórias - Divulgação
Jogadores da seleção boliviana estão treinando desde agosto para início das eliminatórias Imagem: Divulgação

08/10/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O adversário de estreia do Brasil na corrida por uma vaga na Copa do Mundo-2022 vive uma crise extrema, que ameaça o futuro do futebol profissional no país, e conta com uma seleção formada majoritariamente por jogadores que estão sem disputar uma partida oficial há sete meses.

Dos 32 jogadores à disposição da Bolívia para a partida contra o time de Tite, amanhã, pela primeira rodada das eliminatórias sul-americanas, apenas quatro já foram a campo pelo menos uma vez desde o fim da quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). E isso porque eles atuam em clubes do exterior.

Como o futebol boliviano ainda não retomou suas atividades, mais de 85% dos convocados pelo técnico Cesar Farias estão parados desde o dia 16 de março, quando a primeira divisão nacional foi interrompida.

Para piorar a situação, Bolívar e Jorge Wilstermann, os dois únicos times da Bolívia que estão atuando no pós-quarentena, já que participam da Libertadores, simplesmente decidiram que não liberariam seus atletas para a rodada dupla de abertura do qualificatório.

Para diminuir o impacto da falta de ritmo de jogo, os atletas da seleção boliviana estão realizando uma espécie de pré-temporada desde meados de agosto. Já são mais de 50 dias de treinos preparatórios para os jogos contra Brasil e Argentina, na terça-feira.

Enquanto isso, o futebol na Bolívia está pegando fogo.

A federação está sem um presidente oficial desde julho, quando César Salinas morreu em virtude da Covid-19. Desde então, dois dirigentes estão brigando judicialmente pelo comando da instituição.

A situação pode fazer, inclusive, com que a Bolívia seja punida pela Fifa e proibida de participar de suas competições (como as eliminatórias) ou que ela sofra uma intervenção direta da entidade até colocar a casa em ordem.

E esse racha também atingiu os clubes do país, que se dividiram em dois grupos que discordam em absolutamente tudo: de quem é o verdadeiro presidente da federação local até a data e a forma mais apropriada de retomar as competições de futebol.

Originalmente, as eliminatórias sul-americanas estavam previstas para começar em março. No entanto devido à proliferação do coronavírus, seu início foi adiado inúmeras vezes até que a Fifa liberasse sua realização neste mês.

Apesar do atraso de mais de meio ano, a Conmebol optou por manter a forma de disputa da competição. Assim, as dez seleções filiadas à entidade vão se enfrentar no sistema de todos contra todos e em dois turnos (ida e volta).

Os quatro países que mais pontuarem até 29 de março de 2022, data prevista para a disputa da última rodada, estarão no Mundial do Qatar. O quinto colocado terá de disputar uma repescagem contra adversários de outros continentes.

Devido ao calor que faz no verão do Oriente Médio, a próxima edição da Copa do Mundo será jogada em uma época diferente do ano. A competição será disputada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.

Até o momento, o Qatar, por ser o país-sede, é a única seleção com presença certa no torneio.

ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS - 1ª RODADA

Uruguai x Chile (Hoje, às 19h45)
Paraguai x Peru (Hoje, às 20h30)
Argentina x Equador (Hoje, às 21h10)
Colômbia x Venezuela (Amanhã, às 20h30)
Brasil x Bolívia (Amanhã, às 21h30)