Topo

Rafael Reis

A janela fechou, mas esses 7 jogadores famosos continuam desempregados

07/10/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de transferências para os principais campeonatos nacionais do mundo, como Italiano, Espanhol, Alemão e Francês, já fechou. Desde a noite de segunda-feira, os clubes que disputam essas competições estão proibidos de contratar jogadores que já estejam no elenco de outras equipes.

Mas, para a sorte de vários atletas conhecidos, que já passaram por grandes clubes, vestiram a camisa de suas seleções e conquistaram títulos importantes ao longo da carreira, há uma brecha que permite a chegada de reforços que estejam sem contrato mesmo nesse período pós-Mercado da Bola.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores famosos que podem se beneficiar dessa regra. Afinal, a janela de transferências chegou ao fim, mas eles continuam desempregados.

MARIO MANDZUKIC
Atacante
34 anos
Croata

Um dos bons nomes da seleção croata vice-campeã mundial na Rússia-2018, o centroavante já teve dias de glória com as camisas de Bayern de Munique, Atlético de Madri e Juventus. No entanto, seu último contrato, com o Al-Duhail, do Qatar, durou apenas seis meses e passou longe de ter avaliação positiva (jogou só sete partidas e marcou um mísero gol). Liberado pela equipe do Oriente Médio, Mandzukic deseja voltar à Europa e passou os últimos meses sendo apontado como possível reforço para alguns clubes importantes do Velho Continente, como Barcelona e Manchester United. Mas a janela de transferências chegou ao fim, e nada ainda sobre o futuro do croata foi decidido.

DANIEL STURRIDGE
Atacante
31 anos
Inglês

Sturridge - Julian Finney/Getty Images - Julian Finney/Getty Images
Imagem: Julian Finney/Getty Images

Integrante da seleção inglesa que disputou a Copa do Mundo-2014, marcou quase 70 gols com a camisa do Liverpool e, durante um determinado período, foi um dos atacantes mais temidos da Premier League. Apesar de só ter 31 anos, idade não muita alta para um homem de frente, Sturridge já vem convivendo há algum tempo com uma acelerada queda de desempenho. Na temporada passada, por exemplo, meteu só sete bolas nas redes pelo Trabzonspor, da Turquia, e foi embora assim que a pandemia começou a dar sinais que iria estourar. Para não perder a forma, o atacante vem treinando junto com o elenco de uma equipe amadora das divisões inferiores da Inglaterra.

HATEM BEN ARFA
Meia-atacante
33 anos
Francês

Ben Arfa - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Apesar de ser tecnicamente bem acima da média, o francês vem tendo dificuldades para fechar contratos nos últimos anos devido ao temperamento difícil. Na última temporada, Ben Arfa, que já teve sérios problemas de relacionamento no Paris Saint-Germain, chegou a ficar seis meses sem jogar antes de ser contratado pelo Valladolid. Com só cinco partidas pela equipe espanhola no currículo, não teve o vínculo renovado pelo ex-atacante brasileiro Ronaldo, dono do clube. Agora, o meia-atacante está novamente "curtindo" o desemprego e esperando alguma equipe se arriscar a investir nele.

ANTONIO VALENCIA
Lateral direito
35 anos
Equatoriano

Antonio Valencia - Quality Sport Images/Getty Images - Quality Sport Images/Getty Images
Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

Um dos jogadores equatorianos mais bem sucedidos da história, Valencia passou uma década no Manchester United e até foi capitão da tradicional equipe inglesa. No ano passado, decidiu retornar ao seu país-natal para defender a LDU, mas a experiência durou apenas 12 meses. Desde julho, o lateral direito está sem contrato e em busca de um novo clube para defender. Valencia teve algumas sondagens para retornar à Europa, foi oferecido a Flamengo e Corinthians e teve namoricos com o futebol dos Estados Unidos e também com o Vasco. Mas, por enquanto, seu próximo destino está indefinido.

PABLO ZABALETA
Lateral direito
35 anos
Argentino

Zabaleta - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O volante que virou lateral direito vestiu a camisa do Manchester City durante nove anos e foi peça importante na transformação do clube em uma das potências da Europa. Já veterano, Zabaleta passou as últimas três temporadas no West Ham, que não quis renovar seu contrato nesta janela de transferências. Com dificuldades para arranjar uma nova equipe no Velho Continente, é bem possível que o argentino apareça nas próximas semanas aqui na América do Sul. Já houve, inclusive, um rumor de que o San Lorenzo poderia contratá-lo para a sequência deste ano.

KWADWO ASAMOAH
Lateral esquerdo
31 anos
Ganês

Asamoah (Inter de Milão) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Apesar de ter passado a maior parte dos últimos oito anos (Juventus e Inter de Milão) no banco de reservas, o ala ganês é extremamente bem sucedido no futebol italiano e já levantou 13 troféus no país, entre campeonatos, copas e supercopas. Fora dos planos do técnico Antonio Conte para a atual temporada, acabou rescindindo seu contrato com a equipe nerazzurra. Mas, mesmo com a janela de transferências fechada e com a maioria dos elencos já devidamente montado, Asamoah não deve ter muita dificuldade para encontrar um novo time disposto a bancá-lo.

EZEQUIEL GARAY
Zagueiro
33 anos
Argentino

Ezequiel Garay - David Aliaga/MB Media/Getty Images - David Aliaga/MB Media/Getty Images
Imagem: David Aliaga/MB Media/Getty Images

Zagueiro com experiência de já ter uma disputado uma final de Copa do Mundo, em 2014, o argentino passou boa parte do último dos quatro anos em que vestiu a camisa do Valencia recuperando-se de uma cirurgia no joelho, o que prejudicou bastante as negociações para o futuro de sua carreira. Devido à idade elevada e também por causa das dúvidas a respeito da sua condição física, Garay já não tem mais um mercado tão farto assim na Europa e provavelmente terá de descer uns degraus em relação ao que tinha no Valencia. E essa situação só se agravou depois do fechamento da janela.