PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Com invasão, nova edição da Premier League é a mais brasileira da história

Vice-campeão europeu com o PSG, Thiago Silva é um dos brasileiros novatos na Inglaterra - Reprodução/ChelseaFC
Vice-campeão europeu com o PSG, Thiago Silva é um dos brasileiros novatos na Inglaterra Imagem: Reprodução/ChelseaFC
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

11/09/2020 04h00

Houve um tempo em que todos os campeonatos nacionais importantes da Europa contratavam jogadores brasileiros a rodo para reforçarem seus elencos. Quer dizer: todos menos um, o Inglês.

Mas essa história ficou lá no passado. A temporada 2020/21 da Premier League tem início amanhã com a maior presença de representantes do futebol pentacampeão mundial de todos os tempos.

São 26 jogadores aptos a defender a seleção de Tite espalhados por 13 dos 20 clubes da primeira divisão. Isso sem contar os atletas que nasceram por aqui, mas se naturalizaram e escolheram defender outras camisas, como o espanhol Rodrigo (Leeds United) e os italianos Jorginho e Emerson Palmieri (Chelsea).

O recorde anterior era justamente da temporada passada, quando 23 brasileiros participaram da liga nacional mais rica e badalada do planeta.

Mas em 2017/18, eram apenas 13 representantes tupiniquins na competição. Ou seja, em apenas três anos, a presença verde e amarela na Premier League dobrou.

Com as chegadas de Thiago Silva (Chelsea), Gabriel Magalhães (Arsenal), Yan Couto (Manchester City), Allan (Everton) e Marçal (Wolverhampton), além da promoção de Matheus Pereira (West Bromwich), o Brasil já é hoje o segundo maior fornecedor de pé de obra para a elite da Inglaterra.

Nesta temporada, o país só fica atrás da França no número de jogadores exportados para a Premier League. A nação campeã mundial de 2018 tradicionalmente lidera esse ranking e tem 36 representantes na competição. Assim como o Brasil, a Espanha também conta com 26 nomes.

A rodada de abertura da nova temporada do Inglês contará com a realização de apenas oito jogos. Os compromissos de Manchester City e Manchester United foram adiados devido à participação desses clubes na reta final de competições continentais (Liga dos Campeões e Liga Europa), no mês passado.

Assim como nos últimos tempos, os direitos de transmissão no Brasil pertencem ao Grupo Disney. As partidas serão divididas entre as diferentes plataformas da empresa (canais ESPN, Fox Sports e streamings), além da DAZN.

A competição teve quatro campeões diferentes nos últimos cinco anos. Na temporada passada, o Liverpool encerrou um jejum de 30 anos e levantou pela primeira vez na história o troféu da Premier League -só havia conquistado o título antes da fase moderna do torneio.

BRASILEIROS NESTA EDIÇÃO DO INGLÊS

Arsenal: Martinelli, David Luiz, Gabriel Magalhães e Willian
Manchester City: Ederson, Gabriel Jesus, Fernandinho e Yan Couto
Everton: Richarlison, Allan e Bernard
Liverpool: Roberto Firmino, Alisson e Fabinho
Aston Villa: Wesley e Douglas Luiz
Manchester United: Fred e Andreas Pereira
Wolverhampton: Léo Bonatini e Marçal
Brighton: Bernardo
Chelsea: Thiago Silva
Newcastle: Joelinton
Tottenham: Lucas Moura
West Bromwich: Matheus Pereira
West Ham: Felipe Anderson

BRASILEIROS NA PREMIER LEAGUE (TEMPORADA A TEMPORADA)

2010/11 - 13
2011/12 - 15
2012/13 - 15
2013/14 - 13
2014/15 - 15
2015/16 - 14
2016/17 - 13
2017/18 - 13
2018/19 - 19
2019/20 - 23
2020/21 - 26

PRIMEIRA RODADA DO CAMPEONATO INGLÊS

Fulham x Arsenal (amanhã, às 8h30)
Crystal Palace x Southampton (amanhã, às 11h)
Liverpool x Leeds United (amanhã, às 11h)
West Ham x Newcastle (amanhã, às 16h)
West Bromwich x Leicester (domingo, às 10h)
Tottenham x Everton (domingo, às 12h30)
Sheffield United x Wolverhampton (segunda-feira, às 14h)
Brighton x Chelsea (segunda-feira, às 16h30)
Burnley x Manchester United (a definir)
Manchester City x Aston Villa (a definir)