Topo

Rafael Reis

7 jogadores para seu time pegar emprestado no exterior e trazer ao Brasil

Jorge, lateral esquerdo do Monaco, é uma opção de repatriação para clubes brasileiros - John MacDougall/AFP
Jorge, lateral esquerdo do Monaco, é uma opção de repatriação para clubes brasileiros Imagem: John MacDougall/AFP

09/09/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Seu clube precisa urgentemente de um reforço com capacidade técnica comprovada e experiência internacional? Talvez o melhor caminho seja olhar para os elencos de clubes importantes da Europa.

Por lá, sempre existe um ou outro jogador brasileiro ou sul-americano que está sendo pouco aproveitado e adoraria uma mudança de ares para ter a oportunidade de provar seu valor e recolocar a carreira no lugar.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete opções de atletas que não andam muito bem no Velho Continente e poderiam topar um convite para atuar por empréstimo aqui no Brasil ainda neste segundo semestre de 2020.

JORGE
Lateral esquerdo
24 anos
Monaco (FRA)

A ainda recente passagem do lateral pelo Santos foi tão boa que até o recolocou na seleção brasileira. Mas Jorge voltou ao Monaco no começo do ano e, mesmo credenciado pelo futebol mostrado aqui na América do Sul, não conseguiu um espaço no time do principado. O defensor só atuou em dois jogos da Copa da França, competição de menor relevância em que reservas costumam ser usados. Mesmo com a chegada de um novo técnico nesta temporada, o croata Niko Kovac, a situação não mudou. De acordo com diferentes veículos da imprensa francesa, Jorge pediu para ser negociado. Um novo empréstimo para o Brasil poderia ser a melhor solução para a sequência de sua carreira.

JEMERSON
Zagueiro
28 anos
Monaco (FRA)

Jemerson - Eric Gaillard/Reuters - Eric Gaillard/Reuters
Imagem: Eric Gaillard/Reuters

Outro jogador com passagem pela seleção que não faz parte dos planos do Monaco é o zagueiro revelado pelo Atlético-MG. Jemerson está no principado desde 2016 e foi titular absoluto da equipe nas primeiras três temporadas e meia por lá. Mas, depois de dezembro passado, tudo mudou. O zagueiro desapareceu das escalações e parou até de ser relacionado para o banco de reservas. Como só tem mais um ano de contrato e pouca perspectiva de evolução no cenário europeu por já ter 28 anos, Jemerson pode sim ser cedido por empréstimo, mas também tem uma boa chance de ser negociado em definitivo.

LÉO DUARTE
Zagueiro
24 anos
Milan (ITA)

Léo Duarte - Marco Canoniero/LightRocket via Getty Images) - Marco Canoniero/LightRocket via Getty Images)
Imagem: Marco Canoniero/LightRocket via Getty Images)

É bem possível que o defensor revelado nas categorias de base do Flamengo ainda dê certo no futebol italiano. Mas sua situação no Milan não é das melhores. Com muitos problemas físicos, o brasileiro só disputou seis partidas em sua temporada de estreia pelo clube. Atualmente, Léo Duarte flutua entre os postos de primeiro e segundo reserva do miolo de zaga rossonero. Como ainda tem mais quatro anos de contrato pela frente, poderia voltar ao Brasil para recuperar ritmo de jogo, ganhar mais experiência e aí retornar ao Milan mais pronto para brigar por um lugar no time.

LUCAS PAQUETÁ
Meia
23 anos
Milan (ITA)

Paquetá - MB Media/Getty Images - MB Media/Getty Images
Imagem: MB Media/Getty Images

Companheiro de Léo desde os times menores do Flamengo, Paquetá já completou um ano e meio de Itália, mas ainda não explodiu. Apesar de aparecer com mais frequência na equipe titular (14 vezes na temporada passada), o meia vem tendo questionadas as suas convocações para a seleção. Se quiser permanecer nas listas de Tite até a Copa do Mundo de 2022, Paquetá vai ter de jogar mais e melhor do que anda fazendo no Milan. Por isso, no caso dele, voltar ao futebol brasileiro, onde o nível técnico é inferior e seu nome tem um peso bem maior, deveria ser uma opção a ser considerada.

DALBERT
Lateral esquerdo
26 anos
Inter de Milão (ITA)

Dalbert - Gabriele Maltinti/Getty Images - Gabriele Maltinti/Getty Images
Imagem: Gabriele Maltinti/Getty Images

O outro gigante de Milão também conta com pelo menos uma opção que seria bem interessante para o futebol brasileiro. Apesar de ser pouco conhecido por aqui, Dalbert vem de seguidas temporadas bem interessantes na Europa e é melhor que a maioria dos laterais esquerdos que alinham na Série A do país pentacampeão mundial. Emprestado à Fiorentina em 2019/2020, ele tem tudo para ser cedido novamente pela Inter porque o técnico Antonio Conte gosta de jogar com três zagueiros e meias-atacantes no papel de ala (o titular da posição é o inglês Ashley Young).

BERNARDO
Lateral esquerdo
25 anos
Brighton (ING)

Bernardo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Praticamente desconhecido no Brasil, já que deixou o país rumo à Áustria quanto tinha só 20 anos, Bernardo passou pelo futebol alemão (Leipzig) e conseguiu uma vaguinha no Campeonato Inglês, simplesmente o nacional mais poderoso do planeta. Apesar de raramente ser titular do Brighton, um dos times mais modestos da competição, ele tem potencial para construir uma carreira bem interessante por aqui. Bernardo é um tipo de lateral que não se vê muito no Brasil, já que possui características mais defensivas, prioriza a marcação às subidas ao ataque e pode até mesmo quebrar o galho como zagueiro ou volante.

MARLOS MORENO
Meia-atacante
23 anos
Manchester City (ING)

Marlos Moreno (Manchester City) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Único estrangeiro da lista, o colombiano viveu o melhor momento da sua carreira em 2016, quando foi protagonista do título da Libertadores conquistado pelo Atlético Nacional e descolou uma transferência para o poderoso Manchester City. Só que Marlos Moreno nunca foi aproveitado em uma partida oficial pelos ingleses. Em vez disso, acumulou empréstimos para La Coruña, Girona, Flamengo, Santos Laguna e Portimonense. Apesar de ter acumulado decepções, o colombiano tem qualidade técnica e poderia se destacar em um time de meio de tabela do Brasil.