PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Rafael Reis

7 jogadores famosos que vão desfalcar a reta final da Liga dos Campeões

Cavani nem esperou o fim da Liga dos Campeões para ir embora do PSG - Franck Fife/AFP
Cavani nem esperou o fim da Liga dos Campeões para ir embora do PSG Imagem: Franck Fife/AFP
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

07/08/2020 04h00

Cento e cinquenta dias depois de ser paralisada em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Liga dos Campeões da Europa retorna hoje com a disputa de duas partidas (Manchester City x Real Madrid e Juventus x Lyon) válidas pelas oitavas de final do torneio.

Mas nem todos os jogadores que estavam à disposição das 12 equipes ainda vivas na briga pelo título continental lá em março participarão da reta final da competição.

Alguns ficaram sem contrato e decidiram não estendê-lo por mais dois meses. Outros já foram negociados com novas equipes. E há ainda aqueles que não poderão ir a campo devido a problemas físicos.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete nomes conhecidos do grande público que irão desfalcar a fase final da Champions.

EDINSON CAVANI
Atacante
33 anos
Uruguaio
Paris Saint-Germain (FRA)

Maior artilheiro da história do Paris Saint-Germain, o centroavante foi avisado ainda na primeira metade da temporada que o clube não tinha intenção de mantê-lo no elenco para 2020/2021. A vingança do uruguaio foi maligna. Quando seu contrato chegou ao fim, no dia 30 de junho, ele simplesmente se recusou a assinar uma extensão para permanecer no elenco até agosto e disputar os últimos jogos da Champions. A saída antecipada de Cavani deixou Mauro Icardi como único centroavante à disposição do PSG. Ou seja, se não puder contar com o argentino, a equipe francesa terá de mudar as características do seu setor ofensivo.

ARTHUR
Meia
23 anos
Brasileiro
Barcelona (ESP)

Protagonista da maior transferência já selada para a próxima temporada, o meio-campista brasileiro será trocado por Miralem Pjanic e irá para a Juventus depois da Champions. Mas, enquanto o bósnio vai atuar normalmente pela equipe italiana nas últimas partidas da competição, Arthur pediu para não ser mais utilizado pelo Barcelona. O comportamento do jogador irritou profundamente o presidente Josep Maria Bartomeu: "O fato de Arthur não ter voltado das férias não nos agradou em nada e achamos que não é bom para seus companheiros de equipe porque a equipe precisava dele".

TIMO WERNER
Atacante
24 anos
Alemão
RB Leipzig (ALE)

Classificado pela primeira vez para as quartas de final da Champions, o time da Red Bull não contará com seu principal jogador nos confrontos finais do torneio europeu. Timo Werner, que marcou 34 gols em 2019/2020 (quatro apenas na campanha continental), já foi negociado com o Chelsea. E o clube inglês, ao contrário de algumas outras equipes que se reforçaram com atletas ainda envolvidos na disputa da Liga dos Campeões, proibiu que seu jogador disputasse as partidas finais da temporada pelo Leipzig. Resultado: Werner já até está treinando com seus novos companheiros em Londres.

THOMAS MEUNIER
Lateral direito
28 anos
Belga
Paris Saint-Germain (FRA)

Cavani não será o único desfalque para Thomas Tuchel nos jogos decisivos da Liga dos Campeões. Além do centroavante, o técnico do PSG não poderá contar com seu lateral direito titular nas partidas que podem dar o primeiro título europeu ao clube francês. Assim como o astro uruguaio, Meunier também ficou sem contrato no fim de junho. Mas, ao contrário de Cavani, que ainda está livre no mercado e poderia tranquilamente permanecer durante dois meses em Paris, o belga já assinou e até se apresentou à sua nova casa, o Borussia Dortmund.

LEROY SANÉ
Meia-atacante
24 anos
Alemão
Manchester City (ING)

Devido a uma ruptura no ligamento cruzado do joelho, a estrela alemã só disputou duas partidas pelo Manchester City nesta temporada e permaneceu em campo durante míseros 24 minutos. Mas, agora que está recuperado do problema físico, ele poderia reforçar o time de Pep Guardiola na inédita busca pela taça da Champions. Poderia, mas não vai. Como já foi negociado com o Bayern de Munique e não tinha relações tão boas assim com o clube de Manchester, Sané já se mandou para a Alemanha e vai acompanhar pela TV a conclusão da competição.

SAMI KHEDIRA
Meia
33 anos
Alemão
Juventus (ITA)

Ao contrário dos cinco nomes acima, Khedira não foi negociado pela Juventus e nem está envolvido em alguma questão contratual. Mesmo assim, o time italiano decidiu tirá-lo da lista de inscritos para a reta final da Liga dos Campeões. O motivo é uma contusão muscular sofrida no Campeonato Italiano que deve deixá-lo afastado dos gramados até o encerramento da temporada. Como ele já vinha perdendo espaço na equipe, a Juve resolveu substituí-lo por outro jogador na lista da Champions, o zagueiro Merih Demiral, que se recuperou de uma grave contusão no joelho.

SAMUEL UMTITI
Zagueiro
26 anos
Francês
Barcelona (ESP)

Apesar de não ter sido retirado da relação de inscritos, o zagueiro francês não faz parte dos planos do Barcelona para a sequência da Liga dos Campeões. Pouco depois do retorno do Campeonato Espanhol, Umtiti voltou a sofrer com dores no joelho e, desde então, está entregue ao departamento médico. O mais provável é que o defensor nem volte mais a vestir a camisa do Barça, já que seu nome faz parte da lista dos jogadores que o clube pretende se desfazer ou usar como moeda de troca para a contratação de reforços visando a próxima temporada.