Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Padre Júlio Lancellotti faz 74 anos, e sua luta é um exemplo para todos

Walter Casagrande Jr e padre Júlio Lancellotti - Acervo pessoal
Walter Casagrande Jr e padre Júlio Lancellotti Imagem: Acervo pessoal

Colunista do UOL

27/12/2022 11h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Acordei cedo nesta terça-feira, porque tinha um compromisso muito importante, com uma pessoa especial.

Dia 27 de dezembro é o aniversário do padre Júlio Lancellotti, um cidadão brasileiro realmente envolvido na luta contra a fome, principalmente das pessoas em situação de rua.

Fui dar um gostoso abraço lá na festinha da sua paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, aqui em São Paulo.

Muitas pessoas colaboraram para se fazer panetones e distribuir para as pessoas. E isso está sendo feito com muito carinho e amor, como foi hoje, no dia do seu aniversário.

Passamos quatro anos em plena destruição dos valores e princípios da nossa sociedade. Nesse período, muitas pessoas não se entregaram para o mal representado por Jair Bolsonaro.

O padre Júlio é uma dessas pessoas. Vendo a pobreza que infelizmente aumentou com esse governo, e mesmo sendo atacado diariamente, jamais desistiu dessa luta.

Padre Júlio Lancellotti celebra seu aniversário de 74 anos na Igreja de São Miguel Arcanjo, em São Paulo - Acervo pessoal - Acervo pessoal
Padre Júlio Lancellotti celebra seu aniversário de 74 anos na Igreja de São Miguel Arcanjo, em São Paulo
Imagem: Acervo pessoal

Apesar disso, padre Júlio nunca deixou de ser reconhecido pelas pessoas que se importam com os menos favorecidos. Ele recebeu muitos prêmios em sua trajetória, mas quero destacar dois mais recentes.

Em 2021, ele foi um dos homenageados do Prêmio Zilda Arns, da Câmara dos Deputados, pelo seu trabalho com a população em situação de rua. Este ano, foi escolhido o Intelectual Brasileiro de 2002, no Prêmio Juca Pato, da União Brasileira de Escritores.

O importante da mudança de governo é que pessoas altruístas como o padre voltarão a ficar em evidência, e isso será fundamental para a nossa sociedade. Será uma troca do ódio pelo amor.

Sairão de cena Luciano Hang, Daniel Silveira, as armas e muitas outras pessoas perversas. Entrarão gente como o padre Júlio, que representa a solidariedade e a dedicação aos mais necessitados.

Podemos dizer que será uma troca de Deus também. Aquele Deus que essa turma prega, que admite mentiras, violência, maldade, deboche com as pessoas morrendo por falta de ar, também sairá de cena. E entrará o Deus que todos nós conhecemos desde criança.

Eu não reconheço o Deus dessa gente. Como se pode orar para ter golpe, orar para paralisar as urnas, como fez o falso profeta Silas Malafaia?

É isso mesmo. Fiquem à vontade para me atacar nos comentários.

Porque estou do lado da turma do padre Júlio Lancellotti. Consequentemente, com Cristo no coração.

Parabéns, padre Júlio, pelos seus maravilhosos 74 anos de idade. Como falei para o senhor pessoalmente: tenho uma enorme admiração e conte comigo sempre!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL