Topo

Com 'fôlego de adolescente', Gilberto Silva vira referência de atitude no Grêmio

Gilberto Silva marca Júnior em confronto entre Grêmio e Bahia no Olímpico - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Gilberto Silva marca Júnior em confronto entre Grêmio e Bahia no Olímpico Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/08/2012 12h25

Aos 38 do segundo tempo no jogo entre Grêmio e Bahia, no último domingo, o time gaúcho empatava em casa e buscava o ataque de qualquer forma para vencer. Todos na linha de frente para um escanteio, que acabou nos pés do adversário. Enquanto os rápidos oponentes correram em direção ao gol defendido por Marcelo Grohe, da área ofensiva partiu Gilberto Silva. Tanto se esforçou que após cruzamento, já na área gremista, foi ele que afastou. O 'folego de adolescente' visto neste e em outros lances faz do capitão referência no time.

E Gilberto não é novo. Aos 36 anos, o zagueiro é um dos mais experientes do elenco. Rodado, com título de Copa do Mundo, experiência de Europa e muito a ensinar aos mais jovens, ele dá exemplo ao se entregar completamente pelo objetivo do clube.

"Nem tem o que falar do Gilberto. É um profissional que está conosco desde o ano passado e chama atenção pelo profissionalismo. Não é à toa que está jogando em alto nível e conquistou tudo que conquistou. Ele nos dá tranquilidade e ainda tem um fôlego de adolescente", elogiou o goleiro Marcelo Grohe.

O camisa 3 é homem de confiança de Vanderlei Luxemburgo. Desde a chegada do treinador, sua posição deixou de ser volante para zagueiro - algo já planejado na carreira - e o desempenho é completamente satisfatório. Ao lado de Werley ele forma barreira defensiva no Grêmio.

Segundo estatísticas do Datafolha, Gilberto Silva recebeu 25 vezes a bola  no confronto com o Bahia e perdeu somente duas. Foi líder absoluto em desarmes, com 24, e teve aproveitamento de passes superior a 85%.

Os jogadores do Grêmio estão de folga nesta segunda-feira. O time tricolor se reapresenta somente na terça e inicia preparação para a partida da próxima quinta, contra a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, às 21h.