Topo

Tales Torraga

River vai às quartas de final da Libertadores pela 5ª vez em 6 anos

Colunista do UOL

01/12/2020 21h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi bem mais difícil que o esperado. Dos 180 minutos da série, o turvo River Plate esteve em vantagem sobre o desfigurado Athletico-PR apenas nos últimos seis. O ataque do River, de 21 gols em 6 jogos na primeira fase, desta vez deixou a desejar, muito por conta da espetacular atuação do goleiro Bento. Nada disso, porém, freou a mística do clube portenho que rumou às quartas de final da Libertadores pela quinta vez nos últimos seis anos com o 1 a 0 sobre o Furacão no Estádio Libertadores da América, em Avellaneda. Impressionante.

Nico - Divulgação River Plate - Divulgação River Plate
Nico de La Cruz contra o Athletico-PR
Imagem: Divulgação River Plate

Até o gol salvador foi dramático, de pênalti, marcado por De La Cruz depois do rebote do próprio goleiro paranaense. Com a classificação desta terça, o River soma sua segunda vitória em mata-matas sobre o Athletico-PR em dois anos. Na Recopa do ano passado, já havia dado a volta olímpica com um 3 a 1 em Núñez.

Os números do ciclo Gallardo reluzem ainda mais. Deixando o Athletico-PR para trás, o River soma até aqui impressionantes 25 classificações de um total de 28 mata-matas continentais disputados com o técnico - das três derrotas, só uma foi jogando em casa, na Libertadores-2016, quando caiu ante o Independiente del Valle em Núñez.

A efetividade é de assustadores 89,2%, e o próximo desafio deste histórico River será o vencedor do confronto entre o Del Valle e o Nacional do Uruguai, que se enfrentam às 19h15 (de Brasília) de amanhã (2) no Gran Parque Central, em Montevidéu. Na ida, no Equador, 0 a 0. Foi justamente no Nacional que Gallardo começou a carreira de técnico.

Os adversários do River nas oitavas da Libertadores desde 2015:

2015 - Boca Juniors. Resultado final: campeão
2016 - Independiente del Valle-EQU (eliminado)
2017 - Guaraní-PAR. Resultado: semifinalista
2018 - Racing. Resultado: campeão
2019 - Cruzeiro. Resultado: vice-campeão
2020 - Athletico-PR. Resultado: ?