Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Camisa do Brasil sem as cores da bandeira é o fim do sentido da seleção

A camisa da Alemanha é branca e a segunda era historicamente verde, apesar da bandeira preta, vermelha e amarela. Hoje, o uniforme alternativo é rosado. Curiosamente, o 7 x 1 foi de rubro-negro, duas cores presentes no símbolo da Nação. Mas os alemães sempre se relacionaram bem com o fato de a seleção vestir-se de modo diferente do estandarte.

A camisa da Itália é azul, tradição mantida pelas cores da Casa de Savoia, apesar de a família real não ser soberana desde o início do século 20. A camiseta da Holanda, laranja. A bandeira holandesa é azul, branca e vermelha, mas o laranja é um símbolo, cor da família de Orange, ainda reinante.

Cada país tem sua história.

A camisa da seleção brasileira era branca até 1954, tornou-se amarela, com detalhes em verde, calções azuis e meias brancas. As quatro cores da bandeira no uniforme um e o dois é azul, como o manto de Nossa Senhora Aparecida, como disse Paulo Machado de Carvalho, diretor da seleção na Copa do Mundo de 1958, vencida com esse uniforme.

A relação do Brasil com sua seleção é diferente da Alemanha, da Itália, da Holanda, do Japão...

E, ainda que déspotas mal sucedidos tentem tomar os símbolos nacionais, como a camisa amarela, ainda que a CBF seja uma empresa privada tomada por interesses particulares, mesmo assim quem anda de Norte a Sul do país vê gente se vestindo de amarelo ou azul porque é futebol, porque é Brasil.

Não é fácil ter um país de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, com 207 milhões de habitantes em que todos (ou muitos) sentem-se brasileiros e falam português. O Brasil é um país diferente de todos os outros, nação em que as cores da seleção são as cores do país.

A Alemanha pode ter camisa cor-de-rosa.

O Brasil, não.

Continua após a publicidade

O nosso sentimento é diferente. A relação é outra.

Sem contar que o único motivo para ter a Alemanha ter uma camisa rosa, e não verde, éo mesmo de o Brasil ter sem as cores da bandeira: vender. A única razão é comercial.

A camisa da seleção brasileira é amarela. A segunda é azul.

Se não for por isso, qual o motivo de haver seleção nos dias de hoje.

As seleções, atualmente, servem para os países manterem o vínculo com os jogadores que atuam no futebol de alto nível técnico.

Se não for para representar o país, mesmo sendo o time da CBF, qual a razão para assistir ao Brasil (?) jogar de vermelho, laranja ou dourado?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

37 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Euclides Ojuara Santos

Depois que a turma fascinazi se apropriou dos símbolos nacionais a melhor coisa que a CBF poderia fazer é desvincular a seleção dessa causa nefasta.

Denunciar

Elio Del Rio Junior

Depois de transformarem a camisa da seleção em uniforme para a defesa de todo tipo de descalabro, a camisa amarela deveria ser aposentada. Mais da metade da população tem vergonha de usar e ser confundido com arruaceiros.

Denunciar

Wanderley de Oliveira Chesna

PVC faz tempo que a seleção não faz sentido  , perdeu a muito a identidade com o torcedor brasileiro  , trocar a cor da camisa é o de menos 

Denunciar