Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Atlético de Coudet segue invicto com cópia do Inter 2020

Eduardo Coudet, técnico do Atlético-MG - Gilson Junio/AGIF
Eduardo Coudet, técnico do Atlético-MG Imagem: Gilson Junio/AGIF

Paulo Vinicius Coelho (PVC

Colunista do UOL

02/03/2023 09h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dos vinte clubes da Série A, apenas seis ainda não perderam em 2023: América, Athletico Paranaense, Atlético, Grêmio, Internacional e Palmeiras. A quarta-feira foi de afirmação do Galo, classificado para a terceira fase da Libertadores, com vitória por 3 x 1 sobre o Carabobo e bons momentos em seu ataque comandado por Hulk. São seis vitórias e três empates em nove partidas, neste início de temporada e muita falta de Hulk, quando não tem seu centroavante, como no jogo de ida, na Venezuela.

O que impressiona no Atlético deste início de temporada é a coerência do técnico Eduardo Coudet com sua maneira de jogar.

E a fidelidade a seus ex-comandados no Internacional. Também no Celta.

Taticamente, a equipe mantém o sistema 4-1-3-2, com Allan atrás de uma linha de três armadores, formada por Pedrinho, Edenílson e Patrick. Exatamente como fazia no Internacional, de 2020, que deixou depois de vinte rodadas do Campeonato Brasileiro, na liderança da competição — o Inter foi vice daquele ano.

À frente, dois atacante, com Hulk mais dentro da área e Paulinho dando opção de velocidade e de jogo pelos dois lados, como ponta-de-lança. A diferença é o posicionamento de Edenílson, à direita no Colorado de três anos atrás, centralizado no Galo atual, para permitir a Pedrinho jogar na faixa do campo em que mais se adapta

O modelo tático não é a única semelhança com a primeira passagem de Coudet. Os jogadores, também. Além de Edenílson e Patrick, Coudet conta hoje com Saravia e tentou levar Thiago Galhardo para a Cidade do Galo. O atacante do Fortaleza, que faz seu primeiro jogo no Castelão na noite desta quinta-feira, atuou com Coudet no Internacional e também no Celta, na Espanha.

O Celta também jogava no 4-1-3-2.