Topo

Pole Position

Em negociações com Mercedes, Hamilton se vê "por mais 2 ou 3 anos" na F1

Lewis Hamilton posa para fotos no circuito de Silverstone - Steve Etherington/Daimler AG
Lewis Hamilton posa para fotos no circuito de Silverstone Imagem: Steve Etherington/Daimler AG

Colunista do UOL

31/07/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lewis Hamilton está negociando a extensão de seu atual contrato com a Mercedes, que vai até o final deste ano. E deu a deixa da duração de seu novo acordo em entrevista concedida em Silverstone, na Inglaterra, que será palco da quarta etapa do campeonato. O hexacampeão, que tem grandes chances de igualar os sete títulos de Michael Schumacher e passar o alemão em número de vitórias e pódios, falou em fazer mais "duas ou três temporadas".

O piloto de 35 anos, que corre em casa neste final de semana, disse que a pandemia do coronavírus inclusive o ajudou a estar mais motivado para continuar por mais tempo.

"Essa questão de quanto tempo ainda vou correr é incerta. Eu diria que toda essa situação do covid e o tempo que ficamos sem correr foi muito negativo por uma porção de coisas, mas positivo no sentido que pudemos focar em outras coisas, e dar uma parada foi importante para eu poder respirar um pouco. Foi algo que renovou minha energia para, talvez, correr por mais tempo", afirmou Hamilton, que é o líder do campeonato de 2020 depois de três etapas.

"No final das contas, eu quero me manter no mesmo nível em que estou agora, mas vai chegar um ponto em que o lado físico ou mental vai pesar. Não sei quando isso vai acontecer, mas não vejo isso acontecendo a curto prazo ou nos próximos dois ou três anos."

Hamilton indicou ainda que gostaria de ver outro piloto negro aparecendo no esporte antes que ele se aposentasse, mas disse que o principal fator para sua decisão será sua performance. "Não há nenhum piloto de origem semelhante à minha chegando na F1, e tenho consciência disso. Ao mesmo tempo, quero merecer estar aqui. Quero sentir que não estou no grid por causa dos campeonatos que ganhei no passado, mas porque eu mereço. Então eu me vejo aqui por pelo menos dois ou três anos."

Depois de anos de forte renovação, o grid da F1 hoje tem, em sua maioria, pilotos com menos de 26 anos, ao mesmo tempo em que Fernando Alonso está se preparando para seu retorno, aos 39, e Kimi Raikkonen, que faz 41 em outubro, ainda não decidiu se segue na categoria.