Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

No skate não tem classe, gênero ou etnia, diz campeão Augusto Akio no STU 

O campeão de skate park primeira etapa do STU National, Augusto Akio  - Pablo Vaz/ STU National/ Divulgação
O campeão de skate park primeira etapa do STU National, Augusto Akio Imagem: Pablo Vaz/ STU National/ Divulgação

Colunista do UOL

05/03/2023 16h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Crescer, evoluir, manter as bases fortes. A frase do capacete do curitibano Augusto Akio serviu de motivação para mais uma vitória na carreira brilhante deste skatista/ malabarista/ equilibrista em ascensão, desta vez na primeira etapa do Brasileiro de skate park, o STU National realizado em Criciúma, neste domingo.

"O skateboard está crescendo em nível mundial, não tem classe não tem gênero, não tem etnia, todos estão em pés de igualdade no skate", disse em entrevista para a TV Globo, o sorridente Akio, conhecido como Japinha, depois de uma prova impecável mesmo com a concorrência de alto nível em uma final praticamente catarinense.

Dos oito finalistas, seis eram de Santa Catarina, com destaque para o ídolo e medalhista olímpico Pedro Barros, que ficou em segundo mesmo com uma lesão no punho, deixando o esforçado Pedrinho Carvalho, em terceiro, e uma lista de conterrâneos que também andaram muito bem como Kalani Konig, Mateus Guerreiro e Luigi Cini. O paulistano Pedro Quintas fechou em oitavo.

Akio, vem de uma fase extremamente promissora, após se sagrar vice-campeão no Mundial da World Skate realizada no mês passado em Sharjah, nos Emirados Árabes, onde fez uma dobradinha com Pedro Barros, que ficou em terceiro lugar.

O evento teve de ser adiado por uma hora devido as chuvas, o que preocupou a estratégia de grandes skatistas, que costumam deixar as melhores manobras para o último dia, e se a chuva não desse trégua o resultado seria bem diferente.

Augusto Akio e Raicca Ventura teriam ficado em quarto lugar, e Pedro Barros em oitavo, o que abriria espaço para a vitória dos catarinenses Pedro Carvalho no masculino e Isadora Pacheco no feminino, que fecharam em primeiro nas semifinais.

A próxima etapa do STU National, está programada para 17 a 19 de março em Porto Alegre, sendo que no ano passado, curiosamente a final foi cancelada devido as chuvas e os finalistas foram os melhores posicionados na semifinal: o catarinense Pedro Carvalho e a paulistana Raícca Ventura.

Resultados da final masculina de skate park do STU National - Criciúma

  1. Augusto Akio, 21, PR - 86,00
  2. Pedro Barros, 27, SC - 85,00
  3. Pedro Carvalho, 20, SC - 84,00
  4. Kalani Konig, 15, SC - 82,67
  5. Mateus Guerreiro, 21, SC - 81,83
  6. Luigi Cini, 19, SC - 80,33
  7. Vinicius Kothe, 16, SC - 79,60
  8. Pedro Quintas, 20, SP - 75,00
Augusto Akio, o Japinha vencedor da etapa de Criciúma do STU - Pablo Vaz/STU National/ Divulgação - Pablo Vaz/STU National/ Divulgação
Um 540 do skatista curitbano Augusto Akio vencedor do STU de Criciúma
Imagem: Pablo Vaz/STU National/ Divulgação

No feminino, Dora Varella acerta um heel flip e leva o primeiro lugar em Criciúma

A paulistana Dora Varella conseguiu saltar do sexto para o primeiro lugar na final do STU National na última volta, ao acertar um inesperado heel flip, o que lhe garantiu o primeiro lugar na etapa inicial do circuito brasileiro em Criciúma.

Dora, que nesta última volta errou a primeira tentativa, mas ganhou o direito de "rebate", ao tentar novamente acertou o flip no limite, aterrizando bem agachada, e conseguiu manter sua rotina sem erros, o que a levou para o primeiro lugar do pódio.

A tricampeã brasileira Raicca Ventura, que busca o tetracampeonato também deixou o melhor para o final e acertou um flip depois de um rebate, assim como Dora, mas faltando apenas quatro segundos errou a última manobra e deixou escapar a chance de ficar entre as três primeiras e terminou em quinto lugar.

O segundo lugar ficou com a paulista Fernanda Tonissi, de apenas 16 anos, que está em plena evolução e Isadora Pacheco, que havia ficado em primeiro na semifinal finalizou no terceiro lugar, em um prova muito concorrida.

Resultados categoria skate park feminino

  1. Dora Varella, 22 - SP - 66,83
  2. Fernanda Tonissi, 16, - SP - 68,17
  3. Isadora Pacheco, 17, - SC - 66,26
  4. Sofia Godoy, 14 - RS - 65,04
  5. Raicca Ventura, 15 - SP - 64,63
  6. Erica Leguizamon, 15 - SC - 62,67
  7. Yndiara ASP, 25 - SC - 60,00
  8. Maite Demantova, 12 - PR - 52,40