Ídolo do skate vertical, Gui Khury diz que as Olimpíadas serão das crianças

Ele tem apenas 14 anos, mas acumula um currículo esportivo invejável, sendo um dos melhores do mundo no skate vertical e um dos maiores ídolos do skate nacional da atualidade.

O curitibano Gui Khury está se transformando em unanimidade, por seu carisma, garra, astúcia, inteligência e pela incrível habilidade de girar com seu skate nas pistas como ninguém no mundo, ao realizar manobras como 900 e até o 1080 graus, com total perfeição.

O UOL Esporte esteve na passagem de Gui por São Paulo, durante o Vert Battle, no Centro Esportivo Tietê neste final de semana, para bater um papo descontraído com esse jovem prodígio que já bateu recordes no Guiness Book, e recentemente vem de uma campanha vitoriosa pelo X Games da Califórnia, onde conquistou uma medalha de ouro e outra de prata no vertical.

Gui está em plena evolução como skatista profissional global, e encara os maiores nomes da modalidade internacional de igual para igual.

Skatista Gui Khury celebra medalha de ouro no X Games da California 2023
Skatista Gui Khury celebra medalha de ouro no X Games da California 2023 Imagem: Divulgação

No dia 19 de agosto, Gui será o anfitrião do MegaPark, segunda etapa da Plataforma STU deste ano, onde novamente grandes nomes do skate vertical irão mostrar habilidades em alta velocidade e grandes alturas.

Na rápida conversa, foi falado sobre ídolos, skate old school, manobras de giro, Olimpíadas e o que ele pensa em ser quando "crescer".

UOL Esporte - Vamos falar de números, já que você é especialista em giros no ar. Já acertou 360, 540, 720, 900 e até um 1080 graus (três giros consecutivos). Até onde isso vai, tem algum limite?

Gui Khury - Tem e não tem. Se a rampa for grande sempre tem a possibilidade de ir aumentando mais 180, 360 e por aí vai. Acredito que no futuro todo mundo vai estar girando também.

Continua após a publicidade

UOL Esporte - Você está entre os melhores do mundo no skate vertical, mas no park ainda não consegue estar entre os finalistas, por que isso acontece?

Gui Khury - Eu acho que é questão de treino, eu venho treinando todos os dias no park e estou chegando lá, mas acho que preciso pegar mais experiência. A galera que treina no park, não faz outra modalidade, e se eu for bem no park dá para um dia eu entrar nas Olimpíadas.

UOL Esporte - Você acha que o que falta são manobras para você estar entre os top do skate park?

Gui Khury - Eu acho que falta andar com mais velocidade, entrar no "flow", voar mais alto e fazer manobras mais fluídas.

UOL Esporte - Você está com 14 anos e faz parte da geração Alpha que inclui skatistas de ponta como as australianas Arisa Trew (13) do park e vertical, Chloe Covell e o japonês Ginwoo Onodera (ambos do street com 13 anos também). Você acha isso uma tendência para as Olimpíadas?

Gui Khury - Eu acho que vai ter mais criança do que adultos (no skate) nas Olimpíadas. O skate está crescendo muito, tanto entre meninos e meninas, sem falar nos japoneses, que estão andando demais e vai ser difícil de alcançá-los, em breve vão dominar toda a cena do skate.

Continua após a publicidade

UOL Esporte - Tem alguém que você "tira o boné", ou o capacete por respeito no skate?

Gui Khury - O Sandro Dias (Mineirinho) e o Tony Hawk, com certeza, pois será muito difícil alguém alcançar eles que têm mais de três campeonatos mundiais, muitas medalhas no X Games, e o Bob Burnquist, que tem mais de 30 medalhas no X Games, o que iria levar uma eternidade para conquistar.

UOL Esporte - Hoje você cursa o nono ano, quando você se formar já pensou o que você gostaria de ser?

Gui Khury - Eu gostaria de continuar como skatista profissional, mas também pode ser Medicina, ou algo que tenha a ver com esporte, como Educação Física.

UOL Esporte - Voce já ganhou medalhas de ouro, prata e bronze no X Games (além de recordes no Guiness Book). O que mais falta? E qual o futuro do Gui Khury?

Continua após a publicidade

Gui Khury - Falta ganhar todos os campeonatos, ser campeão mundial no park, na Megarrampa, eu quero ir para Olimpíadas e ser o melhor do mundo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes