Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Paris terá provas de 400m no mesmo dia e barra sonho de dobradinha com Piu

Alison dos Santos, o Piu, no Mundial de Atletismo de 2022 - Carol Coelho/CBAt
Alison dos Santos, o Piu, no Mundial de Atletismo de 2022 Imagem: Carol Coelho/CBAt

26/07/2022 04h00

Campeão mundial dos 400m com barreiras, Alison dos Santos, o Piu, já indicou que pretende em breve começar a também participar de provas de 400m rasos. Mas ele não conseguirá correr as duas provas nos Jogos Olímpicos de Paris, brigando por duas medalhas.

Os organizadores da próximo Olimpíada anunciaram ontem (25) o calendário detalhado de provas e revelaram que continuam não entendendo que as duas provas de 400 metros fazem parte do mesmo grupo. Assim, não viram empecilho para marcá-las, no masculino, em datas concomitantes.

No dia 7 de agosto, por exemplo, as baterias semifinais dos 400m com barreiras estão marcadas para acontecerem na mesma sessão que a final dos 400m rasos, o que torna a tarefa de competir nas duas provas praticamente impossível.

A notícia vem três dias depois de um feito incrível de Sydney McLaughlin, norte-americana que venceu os 400m com barreiras do Mundial com marca que, se feita nos 400m rasos, valeria o sétimo lugar. É um potencial óbvio de duas medalhas individuais, mas no feminino o calendário delas também será concomitante no Mundial.

No caso de Piu, ele raramente corre os 400m rasos, mas no único tiro que deu este ano se aproximou muito do recorde brasileiro. O tempo de 44s54 feito por ele em abril nos EUA valeria a medalha de bronze no Mundial. Isso mesmo sem treinamento específico.

Depois do ouro nos 400m com barreiras, Piu deixou claro, em entrevista publicada pelo COB, que ele pretende também se dedicar a outras provas. "Estávamos fazendo as contas esses dias, 2026 é o momento perfeito para correr os 400 e os 200 metros rasos. Eu tenho muita vontade de chegar no Mundial para competir os rasos, mas tem que ser no momento certo, que faça sentido para nós competir nos dois no Mundial", revelou ele.

"Se eu vier, não será para os dois, não sou louco. Não estou nesse shape todo para competir os dois ainda. Um dia, eu prometo, iremos competir no Mundial nos 400 metros rasos e vamos brigar por medalha. Nunca decepcionei até hoje, não vai ser agora", falou.

No atletismo mundial, é comum que bons corredores de 400m com barreiras participem também de provas de revezamento 4x400m, que agora tem tanto a versão masculino/feminino quanto a mista. McLaughlin, por exemplo, fechou o revezamento feminino campeão mundial pelos EUA e a campeã olímpica Fenke Bol levou a Holanda à prata na prova mista.

Piu, porém, não tem se colocado à disposição da seleção para os revezamentos. A tendência é isso também não mudar para Paris, porque o revezamento 4x400m misto, no qual o Brasil vai melhor, terá prova antes do 400m com barreiras, e o 4x400m masculino terá eliminatórias no mesmo dia da final da prova que é especialidade de Piu.