Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Darlan Romani vai à final do peso no Mundial de Atletismo

Darlan Romani no Mundial de Atletismo de Oregon - Carol Coelho/CBAt
Darlan Romani no Mundial de Atletismo de Oregon Imagem: Carol Coelho/CBAt

16/07/2022 00h11

Atual campeão mundial indoor, Darlan Romani está na final do Mundial de Atletismo de Oregon, disputado nos Estados Unidos. Nesta sexta-feira (15), no primeiro dia de eventos na cidade de Eugene, ele fez o necessário para pegar um lugar entre os 12 finalistas do arremesso de peso, registrando uma marca de 20,98m.

Na final, domingo, começa tudo do zero e cada atleta terá direito a até seis arremessos. Darlan é um dos candidatos ao pódio, mas terá como adversário três dos melhores arremessadores da história: Ryan Crouser, que já fez 22,28m nas eliminatórias e compete em casa, o também norte-americano Joe Kovacs e o neozelandês Tom Walsh. Os três são os líderes do ranking e, nesta ordem, foram os três primeiros da classificação.

Também na segunda etapa do dia nesta sexta em Eugene, o Brasil classificou dois atletas para a semifinal dos 100m. Rodrigo do Nascimento carimbou a vaga dele ao ser terceiro na sua série, com 10s11, e Eric Cardoso conseguiu no foto finishing o terceiro lugar da série dele, com 10s18, pior tempo entre os 24 classificados para a semifinal, no domingo.

Se eles quiserem vaga na final, que também será domingo, porém, terão que baixar bem seus tempos, já que as eliminatórias foram fortíssimas, com sete atletas na casa de nove segundos, puxados pelo americano Fred Kerley, líder do ranking mundial, que fez 10s79. Fred era corredor de 400m, foi bronze no Mundial de 2019 nesta prova, e mudou de especialidade durante a pandemia. Em Tóquio, ganhou prata nos 100m. Agora, é o homem a ser batido. Em toda a história, só 10 atletas foram mais rápidos do que ele fez na abertura do Mundial.

Voltando aos brasileiros, a etapa teve, mais uma vez, diversos resultados ruins, como já havia sido na estreia. Ana Caroline Silva foi 26ª, e Livia Avancini a 28ª no arremesso de peso, Samory Fraga terminou em 27º no salto em distância e, no peso masculino, Welington Morais ficou em 19º e William Dourado em 21º. Cada prova contou com 30 participantes. Nos 100m, Felipe Bardi foi quinto na série dele e 35º no total.