Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Douglas Souza deixa a Itália e volta ao Brasil; clube alega abandono

Douglas Souza desembarca no Aeroporto Internacional de Guarulhos após jogar a Tóquio-2020 com a seleção de vôlei - WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Douglas Souza desembarca no Aeroporto Internacional de Guarulhos após jogar a Tóquio-2020 com a seleção de vôlei Imagem: WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

09/12/2021 11h09

Um dos atletas olímpicos que mais bombaram na internet em 2021, Douglas Souza encerrou nesta quinta-feira (9) sua primeira experiência jogando por um clube estrangeiro. O jogador de vôlei encerrou seu contrato com o Vibo Valentia, da região da Calábria, na Itália, após apenas três meses na Europa, e postou em suas redes sociais que está voltando ao Brasil.

Cerca de duas horas depois, o clube italiano foi às redes sociais para reclamar que Douglas abandonou a equipe. "Hoje, o Vibo Valentia soube que o atleta Douglas Souza deixou a cidade e seus companheiros sem qualquer autorização e justificativa. O clube, profundamente decepcionado com o comportamento inexplicável do atleta, avaliará todas as ações para proteger os interesses do clube" afirmou.

O Olhar Olímpico apurou com o staff do jogador e com os principais (e mais ricos) clubes do país que não há negociação para ele jogar em nenhum deles. A Superliga já está no meio da temporada, o Mundial de Clubes está sendo jogado em Minas Gerais, e Douglas é um jogador caríssimo para os padrões brasileiros.

A informação de que Douglas poderia deixar a Itália foi publicada inicialmente pelo Web Vôlei, já na madrugada desta quinta. Segundo o site especializado, o brasileiro não havia participado do último treinamento do clube e havia avisado o restante do elenco. Na quarta, Douglas avisou, nas redes sociais, que não faria sua tradicional live sobre games na quinta.

Já durante a tarde desta quinta pelo horário italiano, o jogador postou no Instagram uma foto em um aeroporto e a mensagem: "Brasil, estou voltando". Para boa parte dos fãs, o momento da viagem indica que ele pode participar do Big Brother Brasil (BBB), cuja estreia está marcada para 17 de janeiro. O staff de Douglas nega essa possibilidade.

Em julho, Galvão Bueno chegou a sugerir o BBB para Douglas em uma entrevista e o jogador demonstrou muito interesse. "Me chamem, pelo amor de Deus! Estou pronto. BBB22, aí vou eu", disse. Depois, Boninho, diretor do programa, postou nas redes sociais que apoiava a ideia.

Douglas começou a carreira no Pinheiros, na base, e começou a se destacar entre os profissionais no Sesi-SP, onde jogou de 2014 a 2018. Nas últimas duas temporadas, ele defendeu o Taubaté, que era a principal equipe do país. Mas o clube vive enormes dificuldades financeiras, perdeu apoio da prefeitura da cidade do Vale do Paraíba e se mudou para Natal (RN). Sem dinheiro, o time, que segue carregando o nome de Funvic, perdeu seus principais jogadores.

Na Itália, Douglas até é o principal pontuador do Vibo Valentia, com 119 pontos em 10 jogos, o que o deixa na 24ª colocação entre os melhores liga italiana, considerada a mais forte do mundo. Mas o clube, que também tem Maurício Borges e Flávio Gualberto, outros brasileiros, ocupa a penúltima colocação na tabela, com duas vitórias e oito derrotas.