Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Federação volta atrás e devolve vagas olímpicas tiradas na canetada

25/06/2021 13h17

A Federação Internacional de Natação (Fina) voltou atrás na decisão de retirar as vagas olímpicas dos atletas que ficaram na semifinal da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais disputada há dois meses no Japão. Com isso, os brasileiros Isaac Souza e Luana Lira irão à Olimpíada.

O caso foi revelado pelo Olhar Olímpico no mês passado. A Copa do Mundo classificaria à Olimpíada pelo menos os 18 semifinalistas de cada uma das quatro provas individuais de trampolim e plataforma, masculino e feminino. Dentro desse critério, quatro brasileiros festejaram terem se garantido em Tóquio.

Mas, durante a competição, Fina produziu um documento alterando os critérios de classificação. A federação internacional fez as contas e descobriu que, pelos critérios criados em 2018, se classificariam para Tóquio mais atletas do que as 136 vagas reservadas em Tóquio pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) aos saltos ornamentais. E, sem avisar ninguém, decidiu que não havia mais 18 vagas em jogo por prova individual na Copa do Mundo.

Pelo novo critério, que só foi descoberto pelos atletas mais de uma semana depois de eles competirem, não bastava mais ir à semifinal. Só quem chegou à final do torneio, entre os 12 primeiros, teria direito a ir à Olimpíada. A situação revoltou atletas e dirigentes de diversos países, inclusive o Brasil, se mobilizaram.

Hoje (25) a Fina voltou atrás. Em e-mail à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), disse que em um acordo com o COI, todos os 18 semifinalistas de cada prova terão lugar na Olimpíada, exatamente como era antes. Além de Isaac e Luana, o Brasil será representado em Tóquio por Kawan Pereira e Ingrid Oliveira, que foram finalistas da Copa do Mundo realizada em maio.