Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Foco na NBA tira revelações do basquete brasileiro do Pré-Olímpico

Didi Louzada - Divulgação/Sydney Kings
Didi Louzada Imagem: Divulgação/Sydney Kings

25/05/2021 10h53Atualizada em 25/05/2021 11h52

Duas das principais revelações do basquete brasileiro no último ciclo olímpico anunciaram hoje (25) que pediram dispensa da seleção brasileira que vai disputar, no fim de junho, o Pré-Olímpico Mundial de Split. Didi Louzada e Gui Santos, que estavam na lista divulgada pelo técnico Alexsandar Petrovic, vão se dedicar à NBA nos próximos meses e, com essa decisão, devem ficar fora também dos Jogos Olímpicos de Tóquio, caso o Brasil conquiste a vaga.

Didi, que teve protagonismo na seleção no Mundial de 2019, último grande compromisso da equipe, foi draftado pela NBA naquele ano, e depois seguiu para a Austrália, para ganhar experiência. Há um mês, ele assinou com o New Orleans Pelicans e fez sua estreia na NBA. Em nota divulgada hoje pela sua assessoria de imprensa, informou que "terá que cumprir um planejamento de treinos durante a offseason" com o Pelicans. Offseason é como os americanos chamam o período que não é da temporada, sem jogos.

Também hoje, a assessoria de Gui Santos informou que ele foi mais um a optar pelo pedido de dispensa. Destaque do Minas no NBB, o ala justificou que embarca nos próximos dias para os Estados Unidos para passar por um "período de treinamentos visando o NBA Draft 2021". Ele está inscrito para o Draft, que vai acontecer dia 29 de julho, durante a Olimpíada.

Gui vinha sendo regularmente convocado por Petrovic. Por meio de sua conta pessoal no Twitter, o treinador se disse "profundamente magoado" com os pedidos de dispensa.

O Pré-Olímpico começa no dia 29 de junho, em Split, quando o Brasil enfrenta a Tunísia, precisando vencer. Depois, enfrenta a Croácia, provavelmente para definir o primeiro lugar do grupo. As duas equipes que avançarem cruzam com primeiro e segundo do outro grupo, que tem México, Alemanha e Rússia. A decisão do Pré-Olímpico será em 4 de julho. Só o campeão vai a Tóquio.

Confira a pré-lista de convocados para o Pré-Olímpico, já sem os dispensados:

Anderson Varejão (pivô, Cleveland Cavaliers-EUA)
Augusto Lima (pivô, UCAM Murcia-ESP)
Alexey Borges (armador, Bauru)
Alex Garcia (ala, Bauru)
Bruno Caboclo (ala-pivô, Limoges-FRA)
Cristiano Felício (pivô, Chicago Bulls-EUA)
Caio Pacheco (armador, Bahía Blanca-ARG)
Georginho de Paula (armador, São Paulo)
Jhonatan Luz (ala, Flamengo)
Lucas Dias (ala-pivô, Franca)
Lucas Mariano (pivô, São Paulo)
Léo Demétrio (ala-pivô, Flamengo)
Léo Meindl (ala, Fuenlabrada-ESP)
Márcio (ala-pivô, Franca)
Marquinhos (ala, Flamengo)
Marcelinho Huertas (armador, Tenerife-ESP)
Raulzinho (armador, Washington Wizards-EUA)
Rafael Luz (armador, Nevezis-LIT)
Rafael Hettsheimeir (pivô, Flamengo)
Rafael Mineiro (pivô, Flamengo)
Scott Machado (armador, Cairns Taipans-AUS)
Vítor Benite (ala-armador, San Pablo Burgos-ESP)
Yago dos Santos (armador, Flamengo)