Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vacinação para atletas deve incluir todos que têm chance de ir a Tóquio

Martine Grael subiu nos ombros de Kahena Kunze, inovando no protocolo da cerimônia de abertura do Pan em Lima - Jonne Roriz/COB
Martine Grael subiu nos ombros de Kahena Kunze, inovando no protocolo da cerimônia de abertura do Pan em Lima Imagem: Jonne Roriz/COB

23/04/2021 18h17

Todos os atletas brasileiros que têm chance de estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio devem ser vacinados pelo governo federal ainda em maio, depois de o Ministério da Defesa oferecer essa possibilidade ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e também ao Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). A informação sobre a vacinação da delegação olímpica/paraolímpica foi publicada pela Folha e confirmada pelo Olhar Olímpico.

Pelo que foi conversado entre o COB e o Ministério da Defesa, que já planejava vacinar os atletas militares, a vacinação deve ocorrer ainda na primeira quinzena de maio, de forma que os atletas recebam a segunda dose no máximo em junho e estejam imunizados antes da viagem ao Japão — a Olimpíada começa em 23 de julho.

Mas, em maio, grande parte das modalidades ainda não terá definido os convocados para os Jogos Olímpicos, seja porque os atletas ainda podem se qualificar, como no caso do atletismo, por exemplo, seja porque a convocação depende de critérios técnicos, como no vôlei e no futebol.

Para resolver esse problema, serão vacinados todos os atletas que fazem parte das chamadas listas largas, que são as listas enviadas pela confederações ao COB e, desse, ao comitê organizador, com todos os atletas que podem estar em Tóquio. É uma espécie de pré-cadastro para a Olimpíada. A medida que atletas foram deixando de ter chance de se classificar à Olimpíada, como é o caso da natação, que faz seletiva essa semana, eles vão deixando a lista larga e, consequentemente, a de vacinação.

É por isso que a expectativa é que 2 mil atletas e membros de comissão técnica, além de staff operacionais dos comitês, sejam vacinados, ainda que o COB tenha apenas pouco mais de 200 vagas olímpicas confirmadas.