Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Toque de recolher no Paraná suspende o Brasileiro de Basquete

Partida do Brasileiro de Basquete em Ponta Grossa - Divulgação/CBB
Partida do Brasileiro de Basquete em Ponta Grossa Imagem: Divulgação/CBB

26/02/2021 12h02

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou a suspensão das duas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro Masculino de Basquete, que na prática é a segunda divisão nacional. O torneio está acontecendo em sedes fixas e os jogos desta semana estavam sendo realizados em Ponta Grossa, cidade do interior do Paraná que ontem (25) decretou toque de recolher e uma série de medidas para impedir a propagação do coronavírus no município.

"Entendemos que é uma questão de saúde pública. E respeitamos a lei. Nunca faríamos o contrário. De qualquer forma, ficamos felizes que a Secretaria de Esportes da cidade de Ponta Grossa e também a área de saúde, tenham elogiado nosso protocolo. Agora, vamos trabalhar para reprogramar os jogos para Brusque", explicou Alex Oliveira, coordenador técnico do Brasileirão, em declaração ao site da CBB.

Decreto Municipal publicado ontem à noite pela prefeitura de Ponta Gross diz: "Ficam proibidas as atividades esportivas coletivas como futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, futevôlei, vôlei de areia e similares". A medida entrou em vigor no primeiro minuto desta sexta-feira (26).

O Brasileiro de Basquete tem 12 equipes que foram divididas em dois grupos, que homenageiam os ex-jogadores Gerson e Hélio Rubens. Pelo formato, todos os seis times de cada chave se encontram em uma mesma cidade para jogar entre si. A primeira cidade escolhida foi Goiânia e, deste terça (23), Brusque, Londrina, União Corinthians (de Santa Cruz do Sul/RS), Joinville, Maringá e Ponta Grossa estavam se enfrentando em Ponta Grossa. Havia previsão de jogos ali ainda no sábado e no domingo.

A CBB pretende realizar essas duas rodadas em Brusque, no interior de Santa Catarina, onde deverá acontecer o returno da primeira fase. Os jogos lá estão previstos para acontecerem no final do mês de março, entre os dias 23 e 28.