Topo

Olhar Olímpico

Técnico brasileiro de 72 anos é internado com Covid-19 em Portugal

Técnico José Antonio Rabaça ao lado de Fernando Ferreira em foto de 2017 - Osvaldo F./Contrapé
Técnico José Antonio Rabaça ao lado de Fernando Ferreira em foto de 2017 Imagem: Osvaldo F./Contrapé

16/09/2020 15h38

Um dos principais técnicos de atletismo do país está internado com Covid-19 em uma clínica particular de Lisboa. José Antonio Rabaça, de 72 anos, foi a Portugal como um dos treinadores convocados para a Missão Europa, do Comitê Olímpico do Brasil, ainda que sua viagem tenha sido bancada pela Confederação Brasileira de Atletismo.

O quadro de Rabaça não é grave, pelo que apurou o Olhar Olímpico, mas inspira cuidados. A família tem falado diariamente com ele, e os relatos são de que hoje pela manhã o treinador, que é do grupo de risco da doença, já estava melhor.

Rabaça é o técnico de Fernando Ferreira, atleta do salto em altura que tem índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio e, por isso, recebeu a oportunidade de treinar na Europa.

Ele testou negativo 72 horas antes de viajar, no último dia 1º, e depois novamente ao chegar em Rio Maior, no mesmo dia. Por isso, foi liberado para os treinamentos no CT português, em uma cidade sem nenhum caso de Covid.

Mas ele teve sintomas da doença e passou por novo teste no último fim de semana, que deu positivo. Três pessoas que tiveram contato com ele foram imediatamente afastadas: Fernando, Henrique Martins, técnico com quem dividia o quarto, e Augusto Dutra, do salto com vara, atleta deste. Augusto testou positivo.

Todo o restante da delegação de atletismo está sendo testada hoje. Um grupo deverá voltar ao Brasil amanhã.

+ Acompanhe o que mais importante acontece no esporte olímpico pelos perfis do Olhar Olímpico no Twitter e no Instagram. Segue lá! +