Topo

Olhar Olímpico

No grupo de risco, Etiene abre mão de treinar na Europa

Etiene Medeiros e o certificado do Guinness World Records pelo recorde mundial dos 50m em piscina curta de natação - Igo Bione/Divulgação
Etiene Medeiros e o certificado do Guinness World Records pelo recorde mundial dos 50m em piscina curta de natação Imagem: Igo Bione/Divulgação

18/07/2020 04h00

A principal nadadora do país abriu mão de viajar com a seleção brasileira de natação para a Europa. Etiene Medeiros atendia os critérios para ser convocada para treinar em Portugal, mas avisou a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) que não se sentia segura para viajar neste momento.

A nadadora pernambucana, campeã mundial dos 50m costas em piscina curta e prata no Mundial de Natação (em piscina longa) do ano passado, é asmática - inclusive, foi isso que a levou à natação, quando criança. Mas, por causa da asma, ela é considerada do grupo de risco da Covid-19.

Junto com a comissão técnica do Sesi, Etiene optou por não viajar neste momento para Portugal. Na sexta (17), 76 atletas brasileiros embarcaram rumo a Lisboa, incluindo 14 nadadores. Eles vão ficar um mês treinando no CT Rio Maior, nos arredores de Lisboa. Todos foram testados esta semana para o novo coronavírus e depois precisarão passar por novos testes chegando a Portugal.

Etiene não foi a única a recusar a viagem, porém. Leonardo de Deus abriu mão de ir à Europa neste momento porque a esposa está grávida e deve dar à luz nas próximas semanas. Luiz Altamir preferiu continuar treinando no Flamengo, clube que o recontratou em janeiro. No Rio, os treinamentos estão liberados. João Gomes Jr testou positivo para Covid ao longo da semana, depois de apresentar sintomas, e foi barrado da viagem. Caio Pumputis, que treina e estuda nos EUA, e Guilherme Costa, treinando, também não foram.

Em outras modalidades também houve recusa. No judô, por exemplo, David Moura não apenas não foi a Portugal como montou seu próprio camping de treinamento em Cuiabá (MT), onde mora. Em fotos postadas no Instagram é possível ver outros 12 judocas com ele, incluindo Marcelo Contini, que também é da seleção.

Na ginástica artística, cada seleção viajou com seis componentes, mas da equipe que conseguiu a vaga olímpica no masculino só viajam Arthur Zanetti e Caio Souza. Arthur Nory, por exemplo, fica no Brasil se recuperando de uma cirurgia. Jade Barbosa também desfalca a equipe feminina.

O COB nunca divulgou a lista de quem viajaria, nem o tempo que cada atleta ficará em Portugal. Na semana passada, o comitê anunciou que embarcariam na sexta (17) as equipes de boxe, ginástica, judô, nado artístico e natação. Mas o time de ginástica rítmica, que não estava anunciado, também embarcou com 11 nomes - a previsão inicial eram oito. No caso do boxe, o COB antes havia anunciado que iriam 22 atletas, mas embarcaram só 11. A CBBoxe desistiu de enviar sparrings.

Nas maratonas aquáticas deveriam ir só dois, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo, na semana que vem. Mas nesta sexta a CBDA anunciou que viajam sete, inclusive atletas com chances remotas de conquistar vaga em Tóquio.