Topo

Julio Gomes

'Novo Cristiano Ronaldo' classifica a Hungria; Escócia volta à Euro

Dominik Szoboszlai é o herói da classificação da Hungria para a Uefa Euro 2020 - Laszlo Szirtesi - UEFA/UEFA via Getty Images
Dominik Szoboszlai é o herói da classificação da Hungria para a Uefa Euro 2020 Imagem: Laszlo Szirtesi - UEFA/UEFA via Getty Images

12/11/2020 19h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O "novo Cristiano Ronaldo" colocou a Hungria na Eurocopa. Bem, o apelido é tão elogioso quanto cruel. E não somos só nós, os jornalistas brasileiros, que gostamos dessas comparações e paralelos.

Dominik Szoboszlai, 20 anos, 1,86 m, muita força e velocidade, muito gol. Esse rapaz, meia-atacante do Red Bull Salzburg, da Áustria, e que já tenta ser fisgado pelo Arsenal (mas deve continuar na firma ir para o RB Leipzig), é o tal "novo Cristiano Ronaldo". Não sabemos se haverá um novo Cristiano Ronaldo. Os craques de verdade adquirem nome próprio com o tempo e viram alvos de comparações eles mesmos.

Szoboszlai, o novo, vai enfrentar Cristiano, o velho. E será em um grande palco: a Eurocopa. A Euro-2020 ficou para 2021 por causa da pandemia do coronavírus. O jovem atacante fez um golaço aos 47min do segundo tempo para classificar a Hungria para o torneio. O grupo F é o grupo da morte, e os húngaros estarão ao lado de Portugal, França e Alemanha, possivelmente três das cinco melhores seleções do mundo. Mas ninguém está pensando nisso agora lá pelas bandas magiares.

O gol foi um ótimo exemplo do talento e do portento físico que é esse garoto. Ele recebeu a bola ainda no campo de defesa da Hungria, partiu em velocidade, foi cercado por seis islandeses sem que algum deles conseguisse impedi-lo de chutar forte, de fora da área, e marcar o gol da virada e da classificação.

A Islândia havia feito 1 a 0 com Sigurdsson, logo aos 11min, e parecia que iria se classificar para sua terceira grande competição consecutiva, depois da Euro-16 e da Copa do Mundo-18. Lembrando que os islandeses foram a grande sensação da última Euro, eliminando a Inglaterra nas oitavas de final e caindo só para a França nas quartas.

Mas a Hungria chegou ao empate com Nego, aos 43min do segundo tempo! O jogo iria para a prorrogação, mas a Islândia foi ao ataque, teve um gol evitado em cima da linha e, no contra ataque, Szoboszlai deu uma de... Cristiano Ronaldo Magiar!

Se a tabela for mantida, o confronto tem data e local para acontecer. No dia 15 de junho, em Budapeste, Hungria, de Szoboszlai, e Portugal, de Cristiano Ronaldo, o atual campeão europeu, abrem o grupo F.

ÚLTIMAS VAGAS

Além da Hungria, garantiram as últimas vagas na Euro-2021 a Macedônia do Norte, a Eslováquia e a Escócia.

A Macedônia do Norte é uma ex-república iugoslava, que passou a ter esse nome oficialmente em 2018. Goran Pandev, que foi campeão da Champions League naquela Internazionale de Mourinho, em 2010, virou herói nacional ao marcar o gol da vitória sobre a Geórgia. Pandev, com 37 anos de idade, terá a chance de jogar uma Euro.

Os macedônios estarão no grupo C, ao lado de Holanda, Ucrânia e Áustria.

A Escócia garantiu sua vaga nos pênaltis, em solo sérvio. Vencia por 1 a 0 (gol de Christie) até os 45min do segundo tempo, quando Jovic, jogador do Real Madrid, empatou. A prorrogação seguiu empatada. Nos pênaltis, os escoceses converteram todos e Mitrovic perdeu o último para a Sérvia.

A Escócia quebra, assim, um jejum de mais de duas décadas sem jogar uma competição de grande porte. A última Copa do Mundo foi a de 98, na França. Já a última Euro foi a de 96, na Inglaterra - depois disso, falhou em cinco eliminatórias seguidas até, finalmente, conseguir a classificação.

A Escócia está no grupo D, ao lado de Inglaterra, Croácia e República Tcheca. Como uma das 12 sedes, a cidade de Glasgow terá jogos da Escócia contra croatas e tchecos. O desde já aguardado duelo entre ingleses e escoceses está marcado para Londres, em Wembley, em 18 de junho.

A Eslováquia também se classificou fora de casa. Vencia a Irlanda do Norte com um gol de Kucka, mas cedeu o empate aos 42min do segundo tempo, gol contra de Skriniar, badalado zagueiro da Inter de Milão. Na prorrogação, no entanto, Michal Duris, um veterano nascido na República Tcheca e que joga no Chipre, fez o gol da classificação eslovaca.

Depois da Copa da África (2010) e da Euro-2016, na França, a Eslováquia consegue sua terceira classificação para um grande torneio desde a separação da antiga Tchecoslováquia. Os eslovacos estão no grupo E da Euro, junto com Espanha, Polônia e Suécia.