Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Brasileiro: Flamengo é favorito único e algum grande deve cair de novo

Começa o Campeonato Brasileiro neste sábado. Já estamos acostumados com a nova realidade. Não tem mais essa de "campeonato mais equilibrado do mundo, começa com 10 ou 12 times podendo ser campeões". A realidade dos clubes mudou e já se consolidou. Podemos começar o Brasileirão tratando Flamengo e Palmeiras como Real Madrid e Barcelona, os favoritos de sempre, não não há o que temer. Se algum desses aí fizer uma competição péssima, vai acabar em terceiro ou quarto. Equilíbrio é entre os outros. Sensação de "tudo pode acontecer" é só na luta para não cair.

O Flamengo tem tido, nos últimos cinco anos, elencos melhores que os do Palmeiras. Mas o Palmeiras tem estabilidade de comando, parece saber melhor os caminhos a serem trilhados, enquanto o outro se apoia mais no talão de cheque. O Flamengo tinha uma das bases que mais rendiam frutos no país, hoje é o Palmeiras quem melhor trabalha o futebol de formação - coisa que nunca foi marca de sua história e que é o maior acerto do clube nos últimos dez anos de bonança e títulos.

Neste ano, no entanto, a diferença entre os times é ampliada pelo fato de o Flamengo também ter um grande técnico e já ter demonstrado que é capaz de jogar bem e de forma sólida com ele. Encaixou.

Passaremos a sexta-feira escutando que Flamengo, Palmeiras e, talvez, Atlético-MG, estão na primeira prateleira de favoritos para o título. A minha primeira prateleira, no entanto, tem só o Flamengo. Estou há dois meses falando que o time de Tite ganhará o Brasileiro com seis rodadas de antecipação. É claro que é uma hipérbole, um exagero, para mostrar o quão favorito considero o Flamengo na competição. Acho mesmo que será campeão com antecedência, provavelmente de três ou quatro rodadas.

E por que acho isso? Porque pontos corridos são um tipo de torneio de privilegia demais quem tem dinheiro, leia-se, elenco farto, e quem tem bases defensivas sólidas. Tomar poucos gols é mais relevante para a construção de pontos do que fazer muitos gols, simples assim. E o Flamengo é tudo de bom em termos defensivos, porque Tite é um conhecedor importante dos caminhos para tal solidez. Tem fartura de jogadores no setor e nem a Copa América será suficiente para atrapalhar.

A Copa América pode, sim, incomodar o Flamengo em junho e julho no setor de meio de campo. Mas podem ter certeza que os rivais serão mais atrapalhados do que ele, por terem menos reposição. O Flamengo é uma aposta segura para título.

Quem vem depois? Palmeiras, bicampeão, e Atlético, com bom elenco e técnico que parece ter mais a ver com os jogadores que têm em mãos, são os suspeitos de sempre. No ano passado, o Fluminense despontava acima do Atlético e outros como força desafiadora, até porque o Flamengo estava muito pior do que está hoje e o Palmeiras também mostrava mais interrogações do que certezas. Neste ano, com a dupla mais sólida, fica difícil acreditar em qualquer outro. E o Fluminense caiu pelo futebol e falhas apresentados até agora no ano.

Se eu pudesse apostar em dois candidatos a fazer um ótimo campeonato e brigar o tempo todo por G4, apostaria no Internacional e no Athletico-PR. O Inter vai mal das pernas, mas tem um elenco bom e um treinador que é muito melhor nos pontos corridos do que nos outros torneios. O Inter tem se notabilizado nos últimos tantos anos por ser vice-campeão do Flamengo, está aí uma boa aposta para 2024. O Athletico começou muito bem a caminhada com Cuca, também tem elenco parrudo, tem fator casa importante, não tem Libertadores para atrapalhar e vai fazer um campeonato sólido.

Em relação aos que brigaram em cima no campeonato passado, acredito menos no Grêmio e no Fluminense do que acreditava no ano passado e, claro, não é plausível imaginar que o Botafogo estará lá em cima.

Continua após a publicidade

O Botafogo é um dos grandes que podem cair? Olha, se as coisas continuarem esquisitas e desgovernadas, até pode. Mas os principais grandes candidatos a rebaixamento são mesmo Vasco e Cruzeiro, com o Corinthians de olho na brincadeira. Os suspeitos de sempre, podemos dizer assim. O Bahia poderia ser colocado na lista, mas acredito que o Estadual perdido para o maior rival tem mais pinta de tropeço estranho do que tendência de baixa.

A tendência é as pessoas sempre considerarem os quatro que sobem como grandes favoritos à queda, até porque costumam ser times não tão grandões quanto o conhecido G12 (que neste ano é um G11) e sem investimento de SAFs ou empresas como o Bahia ou o Red Bull Bragantino. Então é natural que Vitória, Atlético-GO, Criciúma e Juventude sejam desde já considerados os favoritos ao rebaixamento. E o pessoal gosta de colocar o Cuiabá ali também, sem notar que o Cuiabá é o clube menos endividado do Brasil e que já vai para a quarta Série A seguida.

Os quatro rebaixados podem sair destes cinco? Claro que podem. Mas não acredito. Algum grande vai furar esse grupo. Por este início de campeonato, tem toda a pinta de ser o Cruzeiro o favorito. Mas o futebol é dinâmico demais e qualquer boa fase de três, quatro, cinco vitórias alça um time lá para cima ou para o meio da tabela, às vezes de forma consistente e definitiva.

E para vocês, qual o time grande do futebol brasileiro que pode "dar uma de Santos" e cair para a Série B? Deixem abaixo os comentários. Falem à vontade sobre isso e sobre as prateleiras de favoritismo que coloco abaixo.

CANDIDATO A TÍTULO:
Flamengo

OS MAIS FORTES PARA G4:
Palmeiras, Atlético-MG, Inter e Athletico-PR

Continua após a publicidade

PODEM BRIGAR POR G6 OU VIVER NA PASMACEIRA:
Fluminense, São Paulo, RB Bragantino, Grêmio, Fortaleza e Bahia

OLHAM MAIS PARA BAIXO QUE PARA CIMA:
Corinthians, Cuiabá e Botafogo

PREOCUPAÇÃO É SÓ A PERMANÊNCIA:
Vasco, Cruzeiro, Vitória, Atlético-GO, Criciúma e Juventude

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes