PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Julio Gomes


De pênalti em pênalti, Real Madrid vence mais uma na 'Liga de Ramos'

Sergio Ramos comemora outro gol de pênalti para o Real Madrid - REUTERS/Sergio Perez
Sergio Ramos comemora outro gol de pênalti para o Real Madrid Imagem: REUTERS/Sergio Perez
Julio Gomes

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

05/07/2020 11h05

É um VAR polêmico aqui, outra falta clara dentro da área ali, alguma não tão clara. Inegavelmente, o apito foi parte da reta final do Campeonato Espanhol pós-pandemia. Não estou aqui dizendo que o Real Madrid será um campeão "roubado" ou com asterisco. É o que dirão na Catalunha, claro, mas isso faz parte do processo.

Mais um pênalti, neste domingo, marcou a vitória do Real Madrid sobre o Athletic, em Bilbao. Mais um pênalti convertido por Sergio Ramos, que, além de ser um zagueiro excepcional, vai se convertendo no "Henrique Dourado espanhol".

Forcei? Bem, o cara não perde um pênalti, Ramos é uma máquina de eficiência sob pressão.

E é sempre sob pressão. Porque são pênaltis convertidos que determinam as vitórias, não pênaltis irrelevantes quando o time já está vencendo a partida. O Real Madrid de Zidane não joga um futebol inesquecível, pelo contrário. É um time pragmático, que passa por apuros, mas, de uma forma ou outra, chega aos resultados. São sete vitórias seguidas desde o retorno do futebol, com somente dois gols sofridos no período.

Aí está a chave, muito mais do que VAR e pênaltis. O Real Madrid não toma gols, é uma fortaleza defensiva incrível com Courtois, Ramos, Casemiro e companhia limitada. A parte ofensiva, de fato, trabalha de forma menos eficiente. Dos 13 gols marcados nas sete vitórias, 5 foram de Ramos, que vai se transformando no MVP da Liga.

Gol de pênalti (com VAR) hoje, 1 a 0 sobre o Athletic. Gol de pênalti quinta, 1 a 0 sobre o Getafe. Gol de pênalti nos 2 a 1 ultrapolêmicos contra a Real Sociedad. E assim seguimos rumo ao final do campeonato.

Neste domingo, o Real Madrid voltou a fazer uma partida que não foi nada especial. Zidane variou a escalação, Rodrygo perdeu gol feito no início, depois uma chance aqui, outra ali, o Athletic Bilbao também alguma. E aí vem o lance do pênalti sobre Marcelo, não marcado no campo, mas com VAR sempre atento.

O Barcelona vem de três empates, está mais preocupado com a possibilidade de Messi se mandar e já está sete pontos atrás - ainda tem o jogo da noite contra o Villarreal, fora de casa.

A Liga está decidida. A Liga de Ramos.

Julio Gomes