PUBLICIDADE
Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

SBT supera Globo no Ibope com título do Bahia na final da Copa do Nordeste

Bahia vence Ceará e é campeão da Copa do Nordeste 2021 - MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Bahia vence Ceará e é campeão da Copa do Nordeste 2021 Imagem: MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Gabriel Vaquer

Gabriel Vaquer cobre mídia esportiva desde 2014. No UOL Esporte, conta detalhes do evento onde seu time joga e onde seu profissional de TV esportiva favorito vai trabalhar.

Colunista do UOL

10/05/2021 17h27

A transmissão da final da Copa do Nordeste 2021, disputada no último sábado (8), e vencida pelo Bahia contra o Ceará, na Arena Castelão, fez o SBT vencer a Globo na briga pela audiência em Salvador (BA) e Fortaleza (CE). O Fox Sports, que exibiu a competição para todo o Brasil na TV por assinatura, também foi líder entre as TVs por assinatura.

Segundo dados consolidados de audiência obtidos pela coluna, Ceará x Bahia teve seu melhor desempenho em Fortaleza. Na capital cearense, o jogo marcou 22 pontos de média com picos de 31 entre 16h e 18h15 - horário com bola rolando e disputa de pênaltis. No mesmo horário, a Globo marcou 8 pontos com "Se Joga" e "Caldeirão do Huck".

A Record obteve 2 pontos com "Cine Aventura" e "Cidade Alerta". O momento de pico da transmissão, claro, foi a disputa de pênaltis. O SBT chegou a cravar 31 pontos contra 9 da Globo - ou seja, a emissora de Silvio Santos teve mais que o triplo do Ibope global, algo raríssimo de acontecer. No Ceará, o jogo teve narração de Jussiê Cunha.

Em Salvador, os índices foram bem robustos também. O título do Tricolor da Boa Terra marcou 17 pontos de média com picos de 25 no mesmo horário com bola rolando e disputa de pênaltis para o SBT. No mesmo horário, a Globo obteve 11 pontos, enquanto a Record fechou com 7 pontos e a Band, com 2.

No momento máximo de Ibope, a TV Aratu, parceira do SBT na capital da Bahia, chegou a cravar 25 pontos contra 14 da Globo e 5 da Record. Foi o maior Ibope do ano do SBT no estado, superando até mesmo a transmissão de um clássico entre Bahia e Vitória em março - que atingiu picos de 22 pontos. Na Bahia, o jogo foi narrado por Rainan Peralva com comentários de Emerson Ferreti e reportagens de Fábio Gomes e Ramon Lisboa.

Já o Fox Sports, com a transmissão comandada por João Guilherme, com Osvaldo Paschoal, Elton Serra e Renata Ruel nos comentários, marcou 2 pontos de média com 4 de pico no índice PNT (audiência da TV medida pelo Ibope nas 15 principais metrópoles do Brasil). O jogo foi líder tanto entre os canais de esporte da TV paga quanto entre todas as emissoras da TV por assinatura.

O SBT tem contrato com a Copa do Nordeste por mais uma temporada (2022). Já o acordo da Disney com a competição terminou ao fim da temporada 2021 e ainda não houve renovação.