PUBLICIDADE
Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após sucesso com Corinthians, Globo planeja transformar série em franquia

Vagner Mancini, técnico do Corinthians: um dos destaques da série "Acesso Total", da Globo - Marcello Zambrana/AGIF
Vagner Mancini, técnico do Corinthians: um dos destaques da série "Acesso Total", da Globo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
Gabriel Vaquer

Gabriel Vaquer cobre mídia esportiva desde 2014. No UOL Esporte, conta detalhes do evento onde seu time joga e onde seu profissional de TV esportiva favorito vai trabalhar.

05/03/2021 04h00

Com o sucesso do "Acesso Total", que mostra detalhes da temporada 2020 do Corinthians de uma forma como nunca havia sido feito antes, o projeto deverá virar uma franquia na Globo. Inspirado em programas como o "All or Nothing" (Amazon Prime) e o "Sunderland Til I Die" (Netflix), o documentário fica no ar no SporTV até o dia 22 deste mês de março e está disponível nas plataformas digitais de Esporte da emissora.

A coluna apurou que existe um projeto para fazer o mesmo tipo de série com outros clubes nos próximos anos, retratando a pluralidade e a diversidade de realidades nos times em um país de dimensão continental. A Globo entende que a viabilização de um projeto desse porte não é fácil, mas considera que o retorno obtido com o programa sobre o Corinthians foi muito interessante e que vale o investimento e a negociação necessários.

A negociação para a realização do "Acesso Total" começou no início de 2020 e foi tocada pelos executivos do escalão mais alto do Esporte da Globo diretamente com mandatários do Corinthians. A emissora e o Timão chegaram a um acordo referente a um valor financeiro por direitos de imagem e licenciamento de marca.

Ao blog, a Globo confirma esse contrato, mas não detalha os valores pagos. "Como é normal em produções desse tipo, houve um acordo com o clube para a captação do material, mas não divulgamos detalhes de contratos", informou o canal.

Uma das coisas que mais impressionou os responsáveis durante a produção do documentário foi a animação dos jogadores com o projeto. Por ser algo pioneiro no mercado brasileiro, os contratados do Corinthians gostaram de participar e fazer parte de tudo.

Contando todo o processo de captação de imagens e montagem dos cinco episódios do programa, foram seis meses de trabalho aproximadamente. O foco da produção foi o segundo turno do Campeonato Brasileiro.

O "Acesso Total" faz parte da meta do Esporte da Globo de ter mais projetos especiais. Reforçando essa proposta, também foi realizado o documentário "Doutor Castor", produção sobre o bicheiro Castor de Andrade, que foi muito ligado ao futebol do Rio de Janeiro. "Outras produções estão a caminho. São projetos que reforçam nossa experiência em contar boas histórias, em qualquer tipo de narrativa", explica Renato Ribeiro, Diretor de Conteúdo do Esporte da Globo, no comunicado que anunciou o documentário.

"Acesso Total" tem direção e roteiro dos jornalistas Edgar Alencar e Victor Pozella. O SporTV apresentará os três últimos episódios do programa nas próximas três segundas, às 21h, antes do "Bem, Amigos!".