PUBLICIDADE
Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Record programa clássicos do Carioca para enfrentar paredão do "BBB21"

Arrascaeta durante Botafogo x Flamengo pelo Brasileirão 2020: clássico no Carioca 2021 será exibido na Record - André Mourão/FotoFC/UOL
Arrascaeta durante Botafogo x Flamengo pelo Brasileirão 2020: clássico no Carioca 2021 será exibido na Record Imagem: André Mourão/FotoFC/UOL
Gabriel Vaquer

Gabriel Vaquer cobre mídia esportiva desde 2014. No UOL Esporte, conta detalhes do evento onde seu time joga e onde seu profissional de TV esportiva favorito vai trabalhar.

04/03/2021 04h00

A Record seguirá apostando em jogos considerados fortes do Campeonato Carioca para exibir no horário das terças, às 21h30. Na segunda quinzena de março, o canal de Edir Macedo vai transmitir dois clássicos estaduais para fazer frente à disputa com a novela das 21h da Globo e com o paredão do "Big Brother Brasil 21", tradicionalmente o dia de audiência mais forte do reality show na semana.

A coluna apurou que a emissora paulista pediu que o jogo entre Botafogo e Flamengo fosse marcado em 23 de março, e Fluminense e Vasco, no dia 30 do mesmo mês. O objetivo é manter o horário forte e criar uma expectativa no público, principalmente no Rio de Janeiro, em relação às partidas. A expectativa também é que mais estados exibam as transmissões com jogos de maior importância.

Flamengo x Nova Iguaçu, que marcou a estreia do Carioca na Record, foi exibido para 14 estados e o Distrito Federal. O jogo dobrou a audiência na Record no Rio e foi muito bem em cidades com altos índices de torcedores rubro-negros, como Manaus, Vitória e Brasília. Mas em outras capitais, como Curitiba, Salvador e Belém, o Carioca derrubou os dados em relação ao que a Record costumava marcar.

A concorrência com o "BBB21" é temida internamente, mas existe uma confiança de conquistar melhores resultados com jogos entre times grandes. Depois de a estreia com o Flamengo atingir pico de 16 pontos na capital fluminense (cerca de 2,01 milhões de telespectadores), a expectativa da Record é chegar a 20 pontos no Rio com a transmissão das principais rivalidades regionais. A aposta é no confronto com a novela "Amor de Mãe", que nunca foi um grande sucesso nos números e terá capítulos inéditos a partir do dia 15 de março.

Para a Record, exibir clássicos do Rio será bom também para atrair mais anunciantes. No primeiro jogo, apenas dois patrocinadores compraram as cotas disponíveis —uma delas era do Banco BRB, patrocinador do Flamengo. Afiliadas da Record puderam vender publicidade local para a partida. Neste ano, a Record vai pagar R$ 11 milhões de cota para os clubes do Campeonato Carioca. Em 2022, esse valor sobe para R$ 15 milhões.

Vale ressaltar que apenas as finais do Estadual do Rio, programadas para maio, devem ser exibidas em rede nacional total —incluindo São Paulo. Cidades que não vão exibir as pelejas seguem com a programação normal, que conta com a novela "Topíssima" e a linha de shows da emissora.