Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Portugal está perto de conseguir vaga da China no calendário da F1

Max Verstappen na classificação para o GP de Portugal do ano passado - Bryn Lennon/Getty Images
Max Verstappen na classificação para o GP de Portugal do ano passado Imagem: Bryn Lennon/Getty Images

Colunista do UOL

23/12/2022 10h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os fãs da F1 em Portugal estão perto de receber um presente de fim de ano.

O governo português concordou com as garantias financeiras exigidas pela Liberty Media para assinar o contrato com a Parkalgar, proprietária do autódromo de Portimão.

A confirmação do GP de Portugal em 2023, agora, depende apenas do aval de Domenicali, que comanda a operação de F1 na Liberty.

Como todas as exigências foram cumpridas, o anúncio não deve demorar.

Se não houver nenhuma grande reviravolta, o GP de Portugal ocupará a vaga originalmente destinada à etapa da China, em abril. Dessa forma, o calendário da próxima temporada seguirá com 24 corridas, recorde histórico e obsessão da Liberty.

A corrida de Xangai era a quarta etapa do calendário anunciado pela FIA em setembro. No início deste mês, porém, a entidade anunciou o cancelamento da prova como consequência do agravamento do quadro da pandemia no país e das restrições a viajantes internacionais.

Surgiram, imediatamente, três alternativas: Portimão, Istambul ou simplesmente não fazer nada e deixar o Mundial com 23 GPs.

Um anúncio era esperado para o encontro do Conselho Mundial da FIA, no dia 7. Nada aconteceu e sabemos agora um dos motivos: na semana anterior, o primeiro-ministro português, Antonio Costa, promoveu mudanças no governo e demitiu Rita Marques, então secretária do Turismo, Comércio e Serviços.

Nuno Fazenda, novo ocupante da vaga, precisou de alguns dias para se inteirar do assunto e concordar com as garantias exigidas pela Liberty.

Quanto vale o show? Depende da negociação e de quanto a Parkalgar colocou na mesa. Num cenário normal, a "taxa do promotor" gira em torno de ? 26 milhões, ou R$ 143 milhões.

hamiu11 - Jorge Guerrero - Pool/Getty Images - Jorge Guerrero - Pool/Getty Images
Lewis Hamilton comemora vitória no GP de Portugal de 2020, sua 92ª na F1, superando Michael Schumacher
Imagem: Jorge Guerrero - Pool/Getty Images

Há, ainda, uma dúvida sobre o dia da corrida. Portimão já estava reservado para uma etapa do Mundial de Endurance em 16 de abril, data do GP da China. Ou a FIA muda a data do evento ou terá de puxar a F1 uma semana pra trás ou pra frente.

Qualquer que seja a decisão, o anúncio do GP por lá seria uma bela forma de encerrar o ano.

Portimão, na região do Algarve, no sul do país, recebeu a categoria em 2020 e 2021, sempre tapando buracos de etapas canceladas pela pandemia. Foram dois ótimos GPs, mas com restrições à presença de torcedores.

A última vez da F1 em Portugal com presença total de público foi em 1996, no Estoril: pole de Hill, vitória de Villeneuve.