Fábio Seixas

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Pílulas do Dia Seguinte: F1 passou perto da humilhação suprema

Faltavam nove voltas para a bandeirada em Spa, a vitória já estava nas mãos de Verstappen, e a Red Bull tentava garantir que tudo correria bem até o fim. Pelo rádio, Lambiase, engenheiro do holandês, pediu que ele usasse a cabeça e conservasse os pneus. A resposta que ouviu virou assunto no paddock e merece se tornar a marca dessa temporada: "E se eu acelerar ainda mais e a gente fizer uma outra parada? Um pouco de treino de pit stop..."

"Um pouco de treino." Treino. Durante uma corrida. Em Spa-Francorchamps, um dos circuitos mais desafiadores do mundo. Valendo pontos para o Mundial. Verstappen sugeriu um treino;

Lambiase respondeu com um peremptório "não". Mas se tivesse cedido? Verstappen entraria nos boxes, os mecânicos "treinariam", ele retornaria para a pista e venceria do mesmo jeito. Teria sido a suprema humilhação, talvez a maior demonstração de superioridade da história. A negativa do engenheiro deixou tudo normal: Spa foi só mais uma vitória avassaladora;

Verstappen falou com a intenção de espezinhar os concorrentes? Acho que não. Sua frase é um reflexo da tranquilidade que ele vive hoje no campeonato. O holandês estava relaxado, sem muito o que fazer naquelas últimas voltas a não ser manter o carro na pista, e resolveu responder com um chiste _que tinha um fundo de verdade, já que queria garantir a melhor volta da corrida. A humilhação suprema não veio, mas quando formos lembrar do Mundial de 2023 valerá sempre recuperar essa frase: "Um pouco de treino de pit stop";

"Ele tem todas as razões, todos os motivos para ser insolente", disse Wolff após o GP, resignado. "Max está dando uma lavada em todo mundo, e isso é mérito dele";

Verstappen venceu 10 das 12 corridas até agora. Mantendo a média, pode fechar a temporada com 18 ou 19 vitórias. No ano passado foram 15. O máximo que Schumacher e Vettel conseguiram foram 13. Hamilton, 11. É esse o tamanho do holandês em 2023;

A segunda posição de Pérez em Spa mexe nas projeções e impede que Verstappen conquiste o Mundial com sete provas de antecedência, em Singapura. Na melhor das hipóteses para o holandês, o tricampeonato virá na corrida seguinte, Suzuka, no fim de setembro _assim ele igualaria o recorde de Schumacher em 2002, título mais precoce da história;

O Mundial de Construtores, esse sim, pode ser garantido em Singapura, daqui a três GPs;

Sobre Pérez, aliás, Marko soltou a seguinte declaração no fim de semana, após a corrida sprint: "Ele acordou do sonho de ser campeão mundial. Talvez isso o ajude agora a manter o foco e buscar melhores resultados". Com a rudeza que lhe é característica, o conselheiro da Red Bull deixou bem claro qual é o papel do mexicano na equipe enquanto estiver por lá;

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Lance Stroll e Fernando Alonso, dupla da Aston Martin, durante o GP da Bélgica, em Spa
Lance Stroll e Fernando Alonso, dupla da Aston Martin, durante o GP da Bélgica, em Spa Imagem: Zak Mauger/Aston Martin

Mesmo com uma exibição desastrosa de Sainz, a Ferrari deixou a Bélgica com o dobro de pontos da Aston Martin: 24 a 12. Agora, apenas cinco pontos as separam no Mundial de Construtores. Sensação do início do ano, a equipe inglesa manteve-se vice-líder do campeonato até Barcelona, quando perdeu o posto para a Mercedes. Logo será superada pela escuderia italiana. E, se não se cuidar, será ultrapassada também pela McLaren, caindo para quinto. É uma demonstração prática de que não adianta um carro nascer bom. É preciso desenvolvê-lo incansavelmente durante a temporada;

A F1 entrou de férias sem uma definição sobre o futuro de Hamilton. Em Spa, o inglês disse que as negociações com a Mercedes viraram uma "montanha-russa". Disse que planeja seguir na F1 e que vai aproveitar os próximos dias para mergulhar nos detalhes do contrato. É sempre bom lembrar que Wolff havia prometido que a negociação seria tranquila e que a "fumaça branca" sairia antes dos testes pré-temporada do Bahrein;

O conturbado fim de semana da Alpine em Spa terminou com 10 pontos no Mundial. É uma vitória depois de dois GPs zerados. As próximas semanas em Enstone e Viry-Châtillon serão de recolher os cacos e recomeçar. Não será fácil, sobrou muito rancor por lá;

Dois GPs, zero ponto. Ricciardo certamente esperava mais do seu retorno à categoria;

Está enganado quem acha que as próximas semanas serão tranquilas na F1. A qualquer momento a FIA deve anunciar o resultado das auditorias nas contas do ano passado das equipes. Já surge um zunzunzum de que três equipes estouraram o teto, e Domenicali cobra punições esportivas, não apenas financeiras. Fiquem ligados por aqui.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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