Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Brasil sub-17 é campeão em cima da Argentina com show de palmeirenses

Endrick (9) e Luis Guilherme (10) foram os destaques da seleção na França - Bruno Pacheco/CBF
Endrick (9) e Luis Guilherme (10) foram os destaques da seleção na França Imagem: Bruno Pacheco/CBF

Colunista do UOL

18/04/2022 14h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção brasileira foi campeão hoje (18) do Torneio de Montaigu, na França. Com 2 a 1 em cima da Argentina, a Amarelinha quebrou um tabu que já durava quase 40 anos e conquistou essa taça pela segunda vez na história. E tudo isso com direito a show dos palmeirenses não só na decisão, mas na campanha. Endrick foi o artilheiro e eleito o melhor do torneio, formando uma dupla excelente com Luís Guilherme, seu companheiro de clube.

O destaque negativo ficou por conta da briga após o apito final. O zagueiro João Paulo, do Inter, foi cercado por argentinos e trocou soco com um rival. Depois, a "turma do deixa disso" conseguiu evitar que a briga aumentasse.

Com a bola rolando na final diante dos hermanos, os gols foram de Endrick, antes do segundo minuto do jogo, e Luís Guilherme, em pênalti sofrido por Endrick. E o destaque para o Palmeiras não para por aí. Ao todo, a seleção fez 11 gols em quatro partidas deste campeonato, sendo que nove deles foram de jogadores da base do Alviverde: cinco de Endrick, três de Luís Guilherme e um do meio-campista Victor Figueiredo. Os adversários antes da Argentina tinham sido México, Holanda e Inglaterra.

O mais famoso deles é, claro, Endrick. Fenômeno da base e grande sensação mesmo antes de completar 16 anos, ele já é destaque nos jornais da Europa e poderá representar o time profissional apenas em julho. Ainda não há uma definição se ele será utilizado por Abel Ferreira tão logo faça aniversário ou se o português ainda dará tempo para o atacante se desenvolver na base.

Na trajetória com a seleção, ele chamou a atenção da comissão técnica por sua movimentação em campo, por sua leitura de jogo na hora de se desmarcar e principalmente por seu porte físico. Com tratamento extra fora de campos, ele conseguiu "arrastar" as defesas adversárias sempre que preciso, conseguindo comparações com Lukaku e Adriano Imperador.

Já Luís Guilherme tem 16 anos e vestiu a camisa 10 da seleção no torneio. Ele já poderia representar o Alviverde entre os profissionais, mas ainda não assinou um contrato profissional, fato que deve acontecer no retorno dele ao Brasil. Ao lado dos dois palmeirenses, Pedrinho, do Corinthians, também recebeu elogios. O trio de ataque formado por eles foi a sensação do torneio.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok