Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Endrick ficou 'bombadão' aos 15? Joia do Palmeiras tem megaestrutura

Endrick, atacante do Palmeiras e da seleção brasileira sub-17, tem chamado a atenção pelo porte físico - Bruno Pacheco/CBF
Endrick, atacante do Palmeiras e da seleção brasileira sub-17, tem chamado a atenção pelo porte físico Imagem: Bruno Pacheco/CBF

Colunista do UOL

13/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de se destacar em campo na conquista do título da Copinha, Endrick continua o seu desenvolvimento fora da curva para a sua idade, o que virou assunto tanto no Palmeiras quanto no Brasil sub-17, onde ele está concentrado para a disputa do Torneio de Montaigu, na França, e marcou gol aos 3 minutos do primeiro tempo na estreia que terminou em goleada contra o México.

Foi justamente em uma foto tirada nos treinos da seleção em solo francês que chamou a atenção pelo porte físico do atacante, que ainda não tem nem idade para representar o Alviverde no Brasileirão e na Copa do Brasil. Por conta disso, o menino já recebeu o apelido de Lukaku da Pompeia ou da Barra Funda, em referência aos bairros em que o Palmeiras tem seu estádio e seu centro de treinamento.

Mesmo aos 15 anos, ele já é mais forte do que praticamente todos os seus companheiros e sabe usar isso em campo a seu favor. Não à toa, ele tem pulado etapas e atuado sempre em campeonatos com limite de idade bem acima da dele. Na partida de ontem (12) da seleção, ele foi destaque por conseguir "arrastar" a marcação mexicana sempre que necessário. E tudo isso é planejado.

Endrick na Copinha - Diogo Reis/AGIF - Diogo Reis/AGIF
Endrick, em jogo contra o Oeste, na Arena Barueri, pela Copa São Paulo 2022
Imagem: Diogo Reis/AGIF

Além dos trabalhos no Palmeiras e na seleção, ele tem uma megaestrutura montada pelos seus empresários para que tudo seja potencializado. Em casa, ele tem acompanhamento especial de preparador físico, nutrólogo, médico do esporte e fisioterapeuta. Ele segue uma dieta diferenciada e com trabalhos voltados especialmente para o fortalecimento, tudo com cuidado para que não perca agilidade.

Bastante assediado pelos times europeus e com tudo para ser uma das maiores vendas da história do futebol brasileiro quando completar 18 anos, em 2024, ele também é acompanhado nos bastidores. Endrick já tem dedicados a ele uma agência de publicidade, um advogado, um contador e um especialista em gestão de patrimônio. Essa megaestrutura já é de conhecimento dos principais times do mundo, como Barcelona, Real Madrid e Manchester City, por exemplo.

Aos 15 anos, ele poderá representar o Palmeiras nas competições nacionais a partir do 21 de julho, quando faz aniversário. Por enquanto, ele não pode nem ser inscrito nessas competições de acordo com o regulamento da CBF. Também pelas leis, ele não poderá representar um time europeu antes de ser maior de idade, o que significa que os palmeirenses têm pelo menos dois anos para acompanhar o talento de perto.

Depois do título da Copinha no início do ano, Endrick já fez um tour pela Europa, foi capa de jornal por todo o Velho Continente e teve até tempo de curtir a Disney com seus familiares, seguindo "conselho" de Abel Ferreira. A grande expectativa agora é quando ele poderá fazer a sua estreia sob o comando do português, ainda mais com a carência do time por um camisa 9.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok