Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

De olho em São Paulo e Corinthians, Palmeiras vence Guarani se poupando

Scarpa celebra o gol de pênalti para o Palmeiras contra o Guarani - Marcello Zambrana/AGIF
Scarpa celebra o gol de pênalti para o Palmeiras contra o Guarani Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

06/03/2022 17h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já com a cabeça nos clássicos que tem pela frente no Paulistão, o Palmeiras entrou em campo hoje (6) poupando forças para enfrentar o Guarani. Ainda assim, a equipe de Abel Ferreira venceu por 2 a 0 no Allianz Parque e manteve a invencibilidade no Estadual, com apenas um gol sofrido em oito jogos. Gustavo Scarpa converteu pênalti marcado no VAR e Wesley fez o outro já nos acréscimos.

A estratégia foi rodar o elenco e dar chance a atletas que não atuam com tanta frequência, já de olho nos jogos contra São Paulo, Santos, Corinthians e Bragantino que a equipe terá nos próximos 15 dias. Weverton e Gustavo Gómez foram algumas das exceções, enquanto Raphael Veiga, Dudu, Rony e outros titulares começaram no banco.

Os 90 minutos foram bons para a torcida ver Giovanni de perto. O jovem campeão da Copinha teve chance e mostrou que tem velocidade e drible, mas ainda precisa se adaptar aos profissionais para transformar a expectativa que ele gera em realidade. Jailson continua mostrando que foi boa contratação, enquanto Atuesta teve atuação regular. Rafael Navarro se movimentou melhor, conseguiu tabelar melhor com seus companheiros, mas ainda não convenceu.

O pênalti foi marcado pelo VAR após o defensor do Guarani levantar a perna na altura do rosto de Mayke. Embora o contato tenha sido leve, o juiz optou por marcar a penalidade após olhar no monitor. Gustavo Scarpa se inspirou em Raphael Veiga e converteu a batida com bola no ângulo. Já no final do jogo, o vídeo foi usado novamente, desta vez para expulsar Rodrigo Andrade que deu uma cotovelada em Mayke.

Apesar do excelente desempenho no Estadual, o Palmeiras ainda não está classificado por causa do bom desempenho de Mirassol, Ituano e Botafogo, todos times que dividem o grupo e também têm chance de avançar. Até por isso, Abel poupou hoje para poder usar força máxima na sequência que terá a seguir contra os rivais e adversários de série A.

A tabela coloca o São Paulo como próximo adversário para o dia 10, com Santos no dia 13 e Corinthians para finalizar a sequência no dia 17. O último jogo da fase de grupos será contra o Red Bull Bragantino, no dia 20. Com essa difícil sequência, os resultados poderão ser decisivos para a classificação para o mata-mata do Estadual.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok