Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após pedido do Palmeiras, Fifa libera crianças no Mundial, mas pede vacina

Torcida durante partida entre Palmeiras e Oeste no estádio Arena Barueri pelo campeonato Copa São Paulo 2022.  - Diogo Reis/AGIF
Torcida durante partida entre Palmeiras e Oeste no estádio Arena Barueri pelo campeonato Copa São Paulo 2022. Imagem: Diogo Reis/AGIF

Colunista do UOL

21/01/2022 08h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras intercedeu e conseguiu fazer a Fifa mudar o protocolo para entrada de crianças menores de 12 anos no Mundial de Clubes. Agora, a entidade permite que elas estejam presentes nos estádios, mas exige ao menos uma dose de vacina contra covid-19.

Inicialmente, os Emirados Árabes Unidos disseram que liberaria pessoas nessa faixa de idade desde que elas estivessem com o ciclo vacinal completo. Como o Brasil está atrasado nesse assunto, o país acabou liberando a presença de torcedores mirins com apenas uma dose.

Essa é mais uma mudança no protocolo para torcedores na competição. Inicialmente, quando os ingressos começaram a ser vendidos, as crianças de 12 anos não precisariam nem apresentar o PCR e as que tivessem até 2 anos poderiam entrar no estádio sem pagar desde que não ocupassem assento.

Depois, a Fifa emitiu comunicado aos clubes e mudou em seu site a regra afirmando que estava proibida a entrada das pessoas nessa faixa de idade. Esse boletim ainda dizia que o exame de PCR de todos precisaria ser feito no mesmo dia do jogo, mas depois a entidade recuou alegando erro de digitação. O prazo é de 48 horas antes de a bola rolar.

A troca no protocolo deixou desesperadas dezenas de famílias que já estavam com ingressos, passagens aéreas e hospedagem comprados. O blog recebeu pelas redes sociais diversos relatos de pessoas que não sabiam o que fazer com a troca do regulamento inesperada. Agora, há uma saída.

Essa nova mudança ainda não está no site da Fifa, mas já foi comemorada por André Sica, chefe do departamento jurídico do clube, em seu Twitter. Foi ele que conduziu as negociações com a entidade e com o governo dos Emirados Árabes Unidos.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok