Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Transmissão do Paulistão coloca câmera em jogador e árbitro antes de jogo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A transmissão oficial do Paulistão 2023 estreou ontem, durante o duelo entre Água Santa e Red Bull Bragantino, a "bodycam", uma câmera acoplada ao corpo de jogadores e árbitros. No modelo atual da FPF (Federação Paulista de Futebol), uma mesma imagem é gerada para todos os detentores de direitos de transmissão do campeonato.
Na primeira experiência, o atacante Bruno Mezenga, do time de Diadema, "vestiu" a câmera durante o aquecimento antes de rolar a bola na Vila Belmiro no duelo que rendeu a vaga ao Água Santa na final da competição após empate em 1 a 1 no tempo normal e vitória sobre a equipe de Bragança Paulista nos pênaltis.
As imagens captadas ao vivo mostraram o trabalho com bola no aquecimento entre os jogadores do Água Santa a partir da visão de Mezenga. Tiveram acesso os espectadores do YouTube, TNT, HBO Max, Paulistão Play e Premiere. Confira abaixo:
O árbitro Raphael Claus também usou a bodycam durante o protocolo de entrada da arbitragem e dos dois times em campo.
Outra novidade apresentada pelo Paulistão na semifinal foi o uso do chamado "led duplo" nas placas de publicidade do jogo entre Palmeiras e Ituano. Além dos painéis normais de propagandas na beira do gramado, um outro foi colocado um pouco mais atrás para gerar na imagem da TV um efeito de placas maiores, algo que já foi usado em campeonatos internacionais.
A coluna apurou que a ideia é usar novamente a bodycam nas finais, que devem acontecer entre os dias 2 e 9 de abril entre Palmeiras e Água Santa. As placas duplas também devem aparecer na grande decisão do Paulistão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.