Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Galvão remonta time da Globo, e amistoso da seleção deve ser pura nostalgia

Galvão Bueno vai estrear canal no YouTube com transmissão de jogo da seleção brasileira - Divulgação/Play9
Galvão Bueno vai estrear canal no YouTube com transmissão de jogo da seleção brasileira Imagem: Divulgação/Play9

Colunista do UOL

16/03/2023 15h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando a bola rolar para Brasil x Marrocos, no próximo dia 25 de março, o espectador mais nostálgico talvez se incomode apenas em ter que o jogo pela internet, em vez de ligar a TV. Mas o clima deverá ser bem familiar com o anúncio do acordo da CBF com a Play9, empresa que vai gerir o novo canal de Galvão Bueno no YouTube.

O narrador vai estrear na plataforma com a transmissão ao vivo do primeiro amistoso da seleção brasileira no novo ciclo, meses depois de se despedir das narrações na TV Globo. O time montado terá, além de Galvão na narração, os comentários de Arnaldo Cezar Coelho, Casagrande e Tino Marcos. É parte do time mais clássico da maior emissora do país nos tempos em que o Brasil dava show em Copas do Mundo.

É interessante o quanto a internet vai se tornando o palco perfeito para "revival" de tantas coisas que marcaram época. O "Canal GB" chega com apelo nostálgico para quem viveu os anos 1990 e 2000. A CazéTV, de Casimiro, evoca um pouco o espírito do antigo Esporte Interativo, como já escrevemos nesta coluna.

Até mesmo aqui no UOL Esporte é possível reviver os tempos da antiga ESPN Brasil, com as presenças de Juca Kfouri, José Trajano, Eduardo Tironi, Arnaldo Ribeiro, Mauro Cezar Pereira e PVC no podcast "Posse de Bola".

O leitor mais questionador deve logo pensar: "Mas Galvão Bueno não disse que iria parar depois da Copa do Mundo de 2022?". Não, ele disse que se despedia das narrações em TV aberta. Era esperado que o narrador mais popular do país continuasse a colocar sua voz em jogos de futebol. O movimento que surpreende é que isso ocorra em seu próprio canal, e não em players gigantes de streaming.

Talvez o exemplo de Casimiro na Copa do Mundo, e até mesmo do streamer Gaules, dois casos em que os influenciadores digitais viraram as "marcas de si mesmos" em transmissões esportivas, tenha deixado claro que o caminho de Galvão Bueno deveria mesmo ser esse.

Galvão segue ligado ao esporte da Globo na locução de chamadas, então o relacionamento com a emissora segue excelente. Como informaram Igor Siqueira e Rodrigo Mattos aqui no UOL, o jogo do Brasil ocorrerá em um horário complicado para a grade do canal aberto, que ainda não tem contrato assinado para a transmissão de jogos da seleção brasileira neste próximo ciclo. Ainda não há informações sobre a venda para outros players de mídia, mas a coluna apurou que a CBF não descarta a transmissão em mais lugares.

Seria importante ter a seleção em TV aberta, e esse é um ponto que a CBF deveria observar até o dia do jogo. De qualquer maneira, ver Galvão Bueno discutindo com Arnaldo Cezar Coelho, ouvir Casagrande nos comentários entre esses momentos, e ainda assistir ao jogo com a voz de Tino Marcos chamando "Galvão" será, indiscutivelmente, nostalgia pura. É a volta dos velhos e bons tempos.