Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Copa do Mundo: veja as 7 principais novidades nas transmissões em 2022

Copa do Mundo terá transmissões do Grupo Globo e do streamer Casimiro no Brasil - Lucas Figueiredo/CBF
Copa do Mundo terá transmissões do Grupo Globo e do streamer Casimiro no Brasil Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

09/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Copa do Mundo de 2022 começa no próximo dia 20 de novembro trazendo novidades no campo das transmissões ao vivo. Apesar de ser mais uma edição com domínio da Globo em TV aberta (e desta vez também na TV paga, como veremos neste texto), a Copa realizada no Qatar terá mudanças importantes para o público na hora de assistir aos jogos.

O Mundial será disputado entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, em uma época atípica por causa do clima no país-sede do torneio. Os horários vão bater com o período de trabalho e estudos de muitas pessoas, apesar de a Copa já pegar tempos de férias escolares.

Ou seja, para quem estiver longe de uma TV, a internet muitas vezes será a solução para ver jogos de outros países entre 7h e 18h no horário de Brasília.

A coluna separou as sete principais novidades que a Copa do Mundo terá na mídia esportiva em 2022. Confira:

1 - Globo com equipe menor "in loco"

A Globo se acostumou a ter coberturas com mais de 100 profissionais nos países que recebiam as edições anteriores da Copa do Mundo, mas em 2022 o time enviado ao Qatar será menor, com 73 colaboradores no país-sede, o que a própria emissora já chamou de "equipe enxuta".

A crise econômica, o cenário de pandemia e a disparada do dólar frente ao real nos últimos anos causaram a necessidade de cortar custos.

Além disso, a própria tecnologia avançou e hoje possibilita à emissora operar os jogos diretamente do Brasil, mesmo aqueles nos quais narradores e comentaristas estiverem presentes nos estádios da competição. Do time de narradores, apenas Galvão Bueno e Luis Roberto viajarão para fazer jogos na TV aberta, enquanto Luiz Carlos Jr. e Milton Leite serão enviados pelo SporTV.

2 - Mulheres em destaque nas transmissões

A Globo escalou Renata Silveira como a primeira mulher a narrar uma Copa do Mundo em TV aberta no Brasil. A profissional, que já teve a oportunidade de trabalhar na edição de 2018 no Fox Sports, agora vai fazer parte do time de narradores da maior emissora do país.

Na TV paga, Natália Lara vai narrar jogos no SporTV, canal que contará ainda com Renata Mendonça nos comentários e Janette Arcanjo na Central do Apito.

Outra grande novidade é a presença de Ana Thais Matos no time fixo dos jogos da seleção brasileira na Globo, ao lado de Galvão Bueno, Júnior e Roque Júnior.

A jogadora Formiga, que participou de todas as Copas do Mundo femininas realizadas entre 1995 e 2019 com a camisa da seleção brasileira, também terá a oportunidade agora de comentar uma competição masculina na TV Globo.

3 - Uma semana inteira de "rodadas quádruplas" na TV aberta

Por ter um calendário mais apertado do que as Copas anteriores, durando menos de um mês, a edição de 2022 viverá uma primeira fase mais "achatada". Com isso, serão sete dias consecutivos com quatro jogos rolando em sequência, algo que em outras épocas acontecia uma vez por Copa.

De 22 a 28 de novembro, a Copa do Mundo de 2022 terá "rodadas quádruplas" na TV aberta. Serão sempre jogos às 7h, 10h, 13h e 16h no horário de Brasília, e a Globo mostrará todos, intercalando sua programação entre as partidas transmitidas.

Na terceira rodada, entre 29 de novembro e 2 de dezembro, também acontecerão quatro jogos por dia, mas sempre com dois ao mesmo tempo, por isso a TV aberta só mostrará um deles em cada horário.

4 - TV paga perde opções de transmissões

Pela primeira vez desde 2002, o SporTV será a única emissora de TV paga a transmitir uma edição da Copa do Mundo. Se em 2006 e 2010 o canal compartilhou seus direitos com a ESPN e o BandSports, chegando ao auge de dividir com essas duas marcas e mais o Fox Sports em 2014, repartindo apenas com esta última em 2018, desta vez não houve sublicenciamento das transmissões nesta mídia.

Com isso, a Copa na TV será vista apenas em veículos do Grupo Globo, como aconteceu na edição de 2002, quando o Brasil foi pentacampeão.

5 - A opção está na internet: Casimiro mostra a Copa

Mas a Globo não vai exercer o mesmo domínio que teve sobre as transmissões do Penta há 20 anos. A emissora perdeu a exclusividade digital da Copa do Mundo de 2022 ao renegociar o contrato que tinha há mais de 10 anos com a Fifa. A mudança foi oficializada no ano passado, a partir de quando a entidade passou a poder vender os direitos de transmissão pela internet para qualquer outro grupo de comunicação.

Já a poucos dias de começar a Copa do Mundo, foi anunciada a parceria entre a empresa LiveMode e a Fifa para o uso desses direitos digitais. O streamer Casimiro Miguel, o maior do mundo na categoria de esportes, passou a ter um contrato para a transmissão de 22 partidas do Mundial no Qatar. Será exibido um jogo por dia, com garantia de todas as partidas da seleção brasileira.

As transmissões de Casimiro serão abertas gratuitamente e realizadas nas plataformas digitais do influenciador. As narrações serão de Luis Felipe Freitas.

6 - Globo terá transmissões alternativas na internet

Um formato muito parecido com o de Casimiro será usado pela Globo na internet para a volta de Tiago Leifert à emissora na cobertura da Copa do Mundo. O jornalista vai comandar 22 partidas transmitidas ao vivo e de graça no Globoplay (sem necessidade de assinatura), também no modelo de um jogo por dia.

Leifert terá a companhia da comentarista de arbitragem Fernanda Colombo, do treinador Lisca, e do estatístico Thomaz Freitas. Essas transmissões estarão disponíveis também na TV por assinatura, no SporTV2.

7 - Transmissões em 4K sem necessidade de TV paga

Em 2018, alguns televisores já foram capazes de rodar transmissões da Copa na resolução 4K, mas o acesso era restrito aos assinantes do SporTV, ou a um pequeno público que tinha aparelhos da Samsung com um aplicativo especial do canal. Desta vez, a tecnologia estará disponível a todos os assinantes do plano "Globoplay+Canais Ao Vivo" na internet, sem necessidade de ser cliente de alguma operadora de TV por assinatura.

Os assinantes desse plano também terão acesso ao formato de transmissão multiângulo, podendo escolher por qual câmera assistir a determinados lances das partidas.