Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

#CopaNoCazé: Casimiro anuncia que transmitirá jogos da Copa do Mundo

Streamer Casimiro Miguel durante live na Twitch - Reprodução/YouTube
Streamer Casimiro Miguel durante live na Twitch Imagem: Reprodução/YouTube

Colunista do UOL

04/11/2022 10h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O streamer Casimiro Miguel vai transmitir 22 jogos da Copa do Mundo de 2022 em suas plataformas na internet. O acordo foi oficializado nesta sexta-feira (4), fruto de uma parceria entre a LiveMode, parceira de Casimiro, e a Fifa. Desde o ano passado, a entidade tinha os direitos de repassar a transmissão digital do Mundial a outros players, já que a Globo perdeu a exclusividade nesta mídia.

O pacote com a lista de transmissões ainda não foi detalhado, mas já se sabe que Casimiro vai mostrar um jogo por dia e terá entre suas 22 exibições todas as partidas da seleção brasileira, o jogo de abertura da Copa do Mundo entre Qatar e Equador, no próximo dia 20, as duas semifinais e a grande final, no dia 18 de dezembro. Todos esses jogos serão exibidos de forma gratuita.

O canal Futeboteco, no YouTube, já tinha antecipado na semana passada a informação de que Casimiro transmitiria a Copa. O colunista Rodrigo Mattos, do UOL, trouxe com exclusividade no dia 25 de outubro a notícia do acerto entre LiveMode e Fifa para a produção de transmissões digitais da Copa.

Os direitos digitais ficaram disponíveis no mercado porque a Globo renegociou um contrato assinado há 10 anos com a Fifa. O acordo original previa exclusividade em todas as mídias no Brasil, mas a emissora pediu a redução dos valores no contexto da pandemia e da disparada do dólar frente ao real, em 2020. A saída foi abrir mão da exclusividade na internet.

A LiveMode será a responsável pela comercialização, produção e promoção das transmissões de Casimiro, que em 2022 já transmitiu o Campeonato Carioca e ainda exibe as partidas do Athletico Paranaense como mandante no Brasileirão. Foi em uma live de Casimiro na Twitch, por exemplo, que saíram os dois primeiros gols do atacante Endrick, de 16 anos, como jogador profissional no Palmeiras.

Casimiro na Copa - Divulgação - Divulgação
Parceria entre LiveMode, Casimiro e Fifa vai viabilizar transmissões de 22 jogos na internet
Imagem: Divulgação