Topo

Republicanos acena a Datena: 'Quem rejeita são os bolsonaristas radicais'

O apresentador José Luiz Datena (PSC) - Reprodução
O apresentador José Luiz Datena (PSC) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/05/2022 19h12

O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), sinalizou que o partido deve apoiar o apresentador José Luiz Datena (PSC), pré-candidato ao Senado por São Paulo. O político negou que lideranças do partido "torcem o nariz à pré-candidatura de Datena".

"Lembro que fui eu quem tirou o apresentador do lado do atual governador. Quem rejeita Datena são os bolsonaristas mais radicais, não nós", disse, em publicação no Twitter.

Segundo pesquisas mais recentes, Datena lidera a disputa no estado. O levantamento da Real Time Big Data contratado pela Record TV, e divulgado hoje, mostra o apresentador com 29% das intenções na pesquisa estimulada - quando o eleitor recebe uma lista com os nomes dos pré-candidatos.

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), que foi incluído pela primeira vez na sondagem, ficou com 20%, enquanto o ex-governador Márcio França (PSB) registrou 16%, no cenário testado com mais pré-candidatos. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Moro e França estão tecnicamente empatados em segundo lugar.

No último dia 13 de maio, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que Datena será candidato na chapa do ex-ministro e candidato ao governo de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que é apoiado pelo atual mandatário. A declaração do presidente foi concedida à CNN Brasil.

"Datena é um grande comunicador, é muito respeitado e é ouvido por todas as classes sociais pelo trabalho que desempenha, sempre atento às demandas da sociedade. Ele vai agregar, com certeza, à chapa", disse Bolsonaro na ocasião.