PUBLICIDADE
Topo

Crise climática


Crise climática

Sustentabilidade: o que é, para que serve e outras dúvidas

Berinjelas em horta de agrofloresta no interior de SP - Flavio Moraes/UOL
Berinjelas em horta de agrofloresta no interior de SP Imagem: Flavio Moraes/UOL

Diana Carvalho

De Ecoa, em São Paulo

24/07/2020 04h04

Afinal, o que ser sustentável? A reposta é simples: ser sustentável é todo processo que busca preservar da melhor maneira possível o meio ambiente. O conceito de desenvolvimento sustentável foi apresentado pela primeira vez no relatório "Nosso Futuro Comum", da Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED, na sigla em inglês), instituída pela ONU e liderada pela ex-primeira ministra norueguesa Gro Brundtland, que ficou conhecido como Relatório Brundtland (1987).

De acordo com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), para falar de desenvolvimento sustentável é necessário reconhecer que existem limites para os recursos naturais. Sendo assim, desenvolvimento sustentável é a capacidade de atender as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades.

Sustentabilidade: o que é e para que serve

O que é sustentabilidade?

Em termos práticos, sustentabilidade significa suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Na origem, sustentabilidade remete ao termo "sustentável", derivado do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar.

Conceito de sustentabilidade

As bases do conceito de sustentabilidade surgem em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, conhecida como a Conferência de Estocolmo, em referência à cidade onde foi realizada, e que foi a primeira conferência sobre meio ambiente realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O que é ser sustentável?

É simples: ser sustentável é utilizar e cuidar do que o mundo nos oferece para que não falte nada ao próximo, formando assim uma cadeia solidária que busca preservar da melhor maneira possível o meio ambiente.

Em se tratando de pequenas ações, ser sustentável vai muito além da reciclagem e do plantio de árvores. É preciso rever hábitos do dia a dia, desde o consumo exagerado até a escolha de produtos de empresas que respeitem os recursos naturais em sua produção.

Há diversas maneiras para começar ter atitudes sustentáveis: evitar o desperdício de alimentos, trocar o carro pelo transporte público ou a bicicleta; reduzir o consumo de carne; evitar o consumo de plástico; fazer o uso consciente da água e priorizar fontes renováveis de energia. De acordo com a ONG Segunda Sem Carne, do Beatle Paul McCartney e família, ao retirar da dieta, apenas neste dia da semana, ovos, carne, leite ou derivados, você deixa de desperdiçar 26 banhos de 15 minutos ou o equivalente a 100 km rodados em um carro popular.

Como funciona o processo de sustentabilidade?

O processo de sustentabilidade envolve entender os impactos dos nossos produtos e resíduos, bem como as dependências que temos dos recursos. É a famosa conta do que entra e do que sai. Ao entender essa equação, é possível perceber se o consumo se sustentará ao longo do tempo ou se depreciará. As ações de sustentabilidade devem tentar garantir o equilíbrio dessa conta.

Qual a importância da sustentabilidade para o meio ambiente?

A sustentabilidade reforçou o entendimento da finitude dos recursos. A ONG Global Footprint Network criou o Dia de Sobrecarga da Terra, que é quando teremos consumido todos os recursos — alimentos, água, fibras, madeira, terra e emissões de carbono — em volume superior ao que o planeta é capaz de renovar. Atualmente, esse limite ocorre cinco meses antes de o ano acabar, ou seja, consumimos acima da capacidade de oferta. E uma conta que fecha negativa não é sustentável. Quando fazemos um exercício de pensar no longo prazo nos deparamos com um dilema que só pode ser resolvido com a gestão sustentável dos recursos naturais. Afinal, como garantir que seremos capazes de suprir a capacidade de 10 bilhões de pessoas em 2050?

O que é sustentabilidade ambiental?

Sustentabilidade ambiental é completamente indissociável do conceito de sustentabilidade. Remete a ideia de utilizar algo sem esgotar sua capacidade de ser consumida por outras pessoas no futuro, considerando os limites do nosso planeta.

O que é agricultura sustentável?

A agricultura sustentável é um conceito usado para definir a relação entre as práticas da agricultura e as de sustentabilidade. Dessa forma, a atividade econômica da agricultura permite respeitar o meio ambiente, ao mesmo tempo, em que garante sua viabilidade financeira, obtendo maior equilíbrio entre ambas as partes. As práticas sustentáveis na agricultura envolvem aumentar a produtividade, associar a produção com áreas florestais, diminuir o uso de adubos químicos, fertilizantes e pesticidas nas plantações, criar formas de reúso da água da chuva para alimentar o sistema de irrigação da fazenda, usar fontes de energia limpa, dentre outras.

O que é sustentabilidade social?

O Relatório Brundtland e a Eco-92, com o documento Agenda 21, relacionam a área social à sustentabilidade. Sustentabilidade social nada mais é do que distribuição de renda com redução das diferenças sociais e melhoria da qualidade de vida.

Fonte: CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável