Topo

Papo Preto #94: Uma conversa com a biomédica brasileira que sequenciou o vírus da covid-19

De Ecoa, em São Paulo

31/08/2022 06h00

Este episódio de Papo Preto recebe a cientista Jaqueline Goes, uma das primeiras biomédicas a sequenciar o genoma do SARS-COV-2, que teve um papel fundamental para a ciência e para o desenvolvimento das vacinas contra a covid-19.

Jaqueline conta que é uma mulher de origem humilde, nascida em Salvador, que teve acesso a um bom ensino por esforço de seus pais que, segundo ela, conseguiram suplantar a linha de pobreza através da educação. "Por acreditarem que a educação é realmente transformadora eles investiram na minha, para que eu pudesse ter um destino diferente do que se espera para meninos e meninas pretos e favelados" (a partir de 1:19 do arquivo acima).

Sobre a onda de desconfiança que alguns setores da sociedade lançaram sobre as vacinas, por terem sido desenvolvidas em pouco tempo, a cientista explica que a ciência é uma área de atuação que requer paciência e muita dedicação, e que muitas pessoas não entendem isso e fazem apenas um recorte da realidade.

"Ela não é pontual, é algo contínuo, grande parte do conhecimento que se adquire ao longo dos anos é utilizado como plataforma para aquisição de novos conhecimentos. Quando falamos da rapidez do desenvolvimento da vacina contra covid, estamos fazendo um recorte só do período da pandemia, mas todas as tecnologias utilizadas para a produção de vacina nesse período já existiam, só foram adaptadas" (a partir de 10: 18 do arquivo acima).

Jaqueline Goes diz que nos próximos tempos o mundo vai viver um período em que muitas outras enfermidades vão aparecer, e isso porque nós exploramos os nossos recursos de forma irresponsável. "Precisamos ter um comportamento mais consciente com o nosso planeta" (a partir de 34:06 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.