Topo

Papo Preto #89: Racismo na migração: desafios e acolhimento

De Ecoa, em São Paulo

27/07/2022 11h32

Seguindo o debate sobre racismo no processo migratório, este episódio de Papo Preto recebe Prudence Kalamba. Nascida na República Democrática do Congo, ela está no Brasil há 12 anos, atuando também como ativista dos direitos humanos e compartilha os desafios da chegada e permanência no Brasil.

Prudence conta que fugiu do Congo após conflitos políticos e escolheu o Brasil pela imagem que tinha do país visto nas telenovelas. "Eu me apaixonei pelo Brasil que via nas novelas e queria viver aqui, queria aquela vida, mas o que eu encontrei era muito diferente" (a partir de 4:30 do arquivo acima).

A primeira barreira que enfrentou foi a língua e brasileiros que, em vez de ajudar, zombavam dela. "A primeira coisa que senti foi o preconceito e a xenofobia. Naquele momento eu nem sabia que essas palavras existiam. A maioria da população do rio é negra, mas ainda assim eu sofri umas coisas que nunca imaginava que iria sofrer" (a partir de 6:13 do arquivo acima).

Prudence Kalamba diz que com o tempo começou a entender e a nomear a violência que sentia no Brasil e passou a denunciar e falar sobre isso. "Imagine que sou mãe, mulher, africana, em estado de refúgio e preta. Veja quantos pesos eu carrego. Tudo isso eu tento mostrar para as pessoas, que somos gente como todo mundo" (a partir de 8:45 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.