Novos carros vigiarão seu jeito de dirigir e até uso do celular ao volante

Esta é a versão online da newsletter Carros do Futuro enviada hoje (21). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

A aplicação de Inteligência Artificial nos assistentes virtuais dos carros cresceu nos últimos anos. Talvez os fãs de ficção científica ficariam preocupados tamanha a evolução, algo pensado apenas em livros, filmes e séries do tipo. Fornecedores e fabricantes correm para colocar no mercado ferramentas cada vez mais sofisticadas - algumas até invasivas.

Somado a isso, grandes big techs estão cada vez mais integradas aos multimídias. Pode contar que tudo isso está transformando a experiência dos motoristas e passageiros, ou até está próximo de ser aplicado. Muitas com o uso do ChatGPT.

IA dentro dos carros

  • Um bom exemplo é a nova aplicação da fornecedora Continental o seu novo eTravel.companion. O novo companheiro de viagens é capaz de cruzar dados do hábito do motorista, ambiente e outros parâmetros, como propor até caminhos diferentes.
  • Outra tecnologia é um assistente capaz de olhar você - e os passageiros - por inteiro o tempo todo. Também criada pela Continental, a função é semelhante ao reconhecimento de face dos celulares, mas ainda menos sujeita a fraudes com fotos no lugar de faces.
  • Para se precaver, a câmera é capaz de reconhecer características humanas, o que inclui até a checagem se é real a pele de uma pessoa. A adaptação aos hábitos e gestos também conta com o monitoramento da saúde.
  • A Bosch criou outro assistente virtual com câmeras que também vigia maus comportamentos, por exemplo. Se você estiver ao celular, ele pede "encarecidamente" para desligá-lo.
  • Comunicar-se com uma máquina é algo que ainda carece de calor humano, algo que a Mercedes-Benz pretende resolver. O assistente virtual do sistema MBUX está começando a aprender linguagens - são esperadas 35 -, o que permite oferecer abordagens mais calorosas.
  • Algumas são esperadas, exemplo de ligar para as pessoas de uma reunião quando a tecnologia detectar que você está atrasado. Tudo com o uso do ChatGPT, a mesma inteligência artificial que será usada nos BMW e Volkswagen.

Big techs também estão de olho nos carros

Além das fornecedoras automotivas, as big techs também têm novidades, mas não dá para falar que todas vão ajudar de maneira 100% positiva. Uma polêmica é a inclusão do Teams nos navegadores. Sim, será mais difícil usar aquela desculpa que você não poderá entrar na reunião enquanto está no trânsito. Pelo menos o uso de câmeras para reuniões por vídeo está vetado.

Também é curiosa a integração de recursos ao Android Auto, como é o caso de um assistente que pode acessar suas mensagens no WhatsApp e fazer um resumo delas.

Continua após a publicidade

********************************

UOL Carros recomenda

Por que até carros seminovos baratos estão com os dias contados no Brasil. Leia mais

Donos de Honda relatam falha grave que deixa carro impossível de acelerar. Leia mais

Bombou nas redes

Mecides? Nova marca chinesa copia carros e até nome de outras montadoras. Leia mais

Continua após a publicidade

O mecânico agradece: como detonar o câmbio automático do carro em 5 passos. Leia mais

Deixe seu comentário

Só para assinantes