Paula Gama

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Donos de Honda relatam falha grave que deixa carro impossível de acelerar

Proprietários da atual geração do Honda City, lançado em 2021 nas carrocerias hatch e sedã, relatam um problema grave e, segundo eles, cada vez mais comum no veículo: a perda repentina de potência causada por uma falha na bomba de alta pressão.

Na prática, o veículo perde a força e se torna impossível de acelerar. Na maioria dos casos, em seguida, surge uma mensagem no painel alertando: "Problema no sistema de emissão. A potência pode ser reduzida. Contate a concessionária".

UOL Carros entrevistou alguns proprietários que passaram pela situação. Uma delas, a editora de VivaBem Bárbara Paludeti, conta que o problema aconteceu em meio a uma rodovia, em São Paulo.

"Meu carro não tem um ano de uso. Estava em uma rodovia quando ele engasgou, falhou e perdeu potência. Eu não conseguia passar de 50 km/h. Em seguida, apareceu uma luz no painel e o aviso sobre problema no sistema de injeção", lembra.

Ao chegar na concessionária, o problema já era conhecido como "falha crônica na bomba de alta pressão". "O atendente já sabia o que era, mas disse que precisariam reproduzir o erro na concessionária e solicitar autorização da Honda para a troca de peças na garantia. Se fosse pagar, teria saído por R$ 2,3 mil. Meu medo é acontecer novamente", diz Bárbara.

O problema da jornalista foi resolvido em três dias, mas outros proprietários têm passado por situações mais complexas.

Outros dois entrevistados, moradores de Salvador e Buerarema, na Bahia, também passaram pelo problema, mas esperaram 12 e 15 dias, respectivamente, pela solução.

"O defeito na bomba de alta pressão foi diagnosticado rapidamente, a questão é que eles não tinham a peça para conserto. Fiquei dias sem carro, solicitei um veículo reserva, mas só foi liberado por quatro dias. Uma decepção, porque comprei um Honda pela ideia de que carro japonês não quebra", reclama um dos consumidores.

Questionada pelo UOL Carros, a Honda assumiu que tem acompanhado a existência de alguns casos. "Até o momento, dentre as prováveis causas do problema, está o uso de combustível de baixa qualidade. Os clientes que manifestam a incidência são atendidos de forma individualizada, com tratativas devidas de nossos processos de qualidade, através de nossa rede de concessionárias", afirmou à coluna.

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A marca disse ainda que "segue focada em oferecer produtos que melhor atendam ao consumidor brasileiro, com alta eficiência e repletos de tecnologias de conectividade e segurança. Em linha com esse compromisso, a marca reforça a concentração de todos os esforços na manutenção de seus elevados índices de satisfação do cliente e permanece com seus canais de atendimento à disposição."

Outros modelos

Apesar de comumente relatado por proprietários de City, o problema pode acontecer em outros modelos, de acordo com a Dica Técnica 010/22 DTC P0087 - Pressão do Trilho de Combustível Muito Baixa - emitida pela Honda para seus concessionários em 18/07/2022.

O documento confidencial, ao qual a coluna teve acesso, é direcionado a todos os modelos com injeção direta de combustível a partir de 2016 - ou seja, os veículos com motor 1.5 turbo ou aspirado. Ele explica como resolver problemas relacionados à baixa pressão no trilho do combustível, causado, entre outros problemas, por falha na bomba de alta pressão.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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