Posso ir de biquini e usar glitter? 5 regras para pedir Uber no Carnaval

O Carnaval é um dos períodos de maior movimento nos veículos de aplicativo, mas o usuário precisa ficar alerta sobre o que pode e ou não durante as viagens. Além dos motoristas, passageiros também recebem notas e podem ter a conta desativada caso desrespeitem algumas regras.

O que você precisa ficar atento

Empresas reforçam que mulheres têm o direito de ir e vir com segurança. Logo, comportamentos como cantadas, olhares insistentes ou contato físico entre usuários e parceiros durante viagem não são permitidos e podem levar à desativação da conta.

Uso de glitter, maquiagem e bebidas dentro do carro, além de sujeira, podem gerar taxa de limpeza. A cobrança extra é repassada integralmente para o motorista parceiro para compensar pelo valor da limpeza e pelo tempo perdido parado. Para receber a taxa de limpeza o motorista tem que comprovar que ficou impedido de trabalhar por causa da sujeira causada pelo usuário.

Não há regras específicas para uso de biquínis, maiôs e passageiros sem camisa nos aplicativos Uber e 99. Ambos seguem as legislações, ou seja, casos de passageiros nus podem ser considerados como atentado ao pudor.

Aplicativos possuem equipe de suporte treinada para lidar com incidentes de segurança. A Uber disponibiliza atendimento onde pode ser reportado alguma ocorrência através do app. Em caso perigo imediato, alerte o serviço de emergência ou as autoridades locais antes de avisar a Uber.

Se perder alguma coisa durante uma viagem, pode pedir ajuda pelo aplicativo ou pelo site. Basta encontrar a viagem em "Atividade" e selecionar "Encontrar objeto perdido" para entrar em contato com o motorista.

Viagens de moto

Outras orientações são importantes para quem optar pelo app de moto. O capacete é obrigatório por lei, bem como pelas regras da plataforma. A situação ideal é que o usuário tenha seu próprio capacete individual. Caso não o tenha, é possível perguntar ao motorista parceiro se há um extra disponível antes de iniciar uma viagem.

As plataformas orientam evitar sandálias ou calçados que caiam facilmente, assim como roupas de banho, optando por vestimentas que cubram partes do corpo como tórax e pernas e dando preferência a elementos que deem alta visibilidade, principalmente à noite.

Continua após a publicidade

Outra recomendação é evitar deixar objetos nos bolsos e guardar todos os pertences em uma bolsa ou mochila, para reduzir as chances de perder algum item durante o trajeto.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes