Prêmio UOL Carros: confira os indicados na categoria 'Picape Grande'

A categoria de caminhonete grande ressurgiu com força nos últimos anos. Desde a nova fase da Ram no Brasil, vários consumidores migraram para as picaponas. Esse fenômeno atraiu também a atenção de Chevrolet e Ford, que, em 2023, trouxeram suas representantes para cá.

Confira abaixo os indicados na categoria "Picape Grande" do Prêmio UOL Carros 2023 - evento que prestigia os destaques da indústria automotiva no ano e que terá seus vencedores revelados em 13 de dezembro.

Chevrolet Silverado

Silverado foi uma das novidades da GM em 2023
Silverado foi uma das novidades da GM em 2023 Imagem: Foto: Chevrolet | Divulgação

O que tem de melhor? Possui a maior caçamba da categoria.

Por que merece ser indicado? A nova geração marca a volta da Silverado ao Brasil.

A grandalhona Silverado decepcionou quem esperava que ela seria a picape mais potente da categoria. No entanto, o modelo leva a melhor sobre as rivais Ford F-150 e Ram 1500 no tamanho da caçamba. São 1.781 litros de capacidade volumétrica, contra 1.200 e 1.370 litros das adversárias, respectivamente.

No Brasil, a Silverado será oferecida apenas na versão High Country por R$ 519.990. Nem todos se lembram, mas a picape voltou ao país após quase três décadas de ausência. No fim dos anos 90, o modelo foi comercializado no Brasil.

Ford F-150

F-150 é importada nas versões Lariat e Platinum
F-150 é importada nas versões Lariat e Platinum Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

O que tem de melhor? Desempenho do motor V8

Por que merece ser indicado? A F-150 surgiu como primeira (e mais forte) rival da Ram 1500 por aqui.

Não é toda picape que pode se gabar de ter um motor de Mustang. Esse privilégio é exclusivo da F-150, que usa o mesmo 5.0 V8 Coyote do esportivo da Ford. A diferença é que a caminhonete possui 405 cv contra 483 cv do cupê, mas o torque tem os mesmos 56,7 kgfm, O câmbio automático de 10 marchas também vem do Mustang.

A F-150 demorou para chegar no mercado brasileiro, mas surgiu como principal concorrente da Ram 1500. As vendas da picape da Ford, inclusive, foram boas neste ano.

Ram 1500

1500 ganhou versão luxuosa Limited
1500 ganhou versão luxuosa Limited Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

O que tem de melhor? O ronco do motor V8 Hemi.

Por que merece ser indicado? Ganhou uma nova versão (ainda mais) luxuosa em 2023.

Se as picapes grandes voltaram à moda no Brasil, os méritos vão para a Ram. Um dos modelos mais famosos é a 1500, que, em 2023, fez as vendas da marca norte-americana explodirem. Além do visual de poucos amigos, a 1500 tem o icônico motor V8 Hemi, que entrega 400 cv e 56,7 kgfm de torque máximo.

Neste ano, a linha 1500 foi reforçada com a chegada da versão Limited. Ao contrário da configuração Rebel, que se diferencia pelo visual esportivo, a 1500 Limited abusa dos detalhes cromados. A generosa lista de equipamentos inclui revestimento em couro de primeira qualidade, suspensão pneumática com cinco níveis de altura e banco traseiro reclinável.

Ram 3500

Grandalhona 3500 é classificada como um caminhão
Grandalhona 3500 é classificada como um caminhão Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

O que tem de melhor? A 3500 é tão grande que quase é um caminhão.

Por que merece ser indicado? É a maior picape à venda no mercado brasileiro.

Acredite se quiser, mas há quem não se contente com uma Ram 1500. Para essas pessoas, a Ram oferece a 3500. Baseada na 2500, ela tem adereços que reforçam o visual abrutalhado, como as luzes de sinalização no teto - acessório bastante apreciado nos Estados Unidos. A 3500 é grande até para os padrões de seu país natal: são nada menos do que 6,07 m de comprimento e 2,78 m de distância entre-eixos.

Devido o porte generoso, a 3500 é classificada como um caminhão. É por isso que ela só pode ser conduzida por motoristas com CNH do tipo C e D e também precisa obedecer às regras de circulação estabelecidas para os pesados.

Prêmio UOL Carros 2023

Neste ano o UOL Carros premiará os melhores do ano em 15 categorias. Um júri técnico composto por relevantes jornalistas do setor automotivo decidirá, entre quatro finalistas, os vencedores através de critérios como design, custo-benefício, tecnologia, conectividade, desempenho e consumo.

Continua após a publicidade

As 14 categorias definidas pelo júri técnico são: "Compacto", "Compacto elétrico", "Sedã", "Sedã elétrico", "SUV compacto", "SUV médio", "SUV premium", "SUV elétrico", "Picape compacta", "Picape média", "Picape grande", "Esportivo", "Destaque do Ano" e "Montadora do Ano".

Outra categoria confirmada é a de "Pós-venda", em que o vencedor será definido a partir de voto popular na página de UOL Carros.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes